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Curso de Marketing Digital Grátis x Curso de Marketing Digital em 2020

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 20/08/2020
Curso de Marketing Digital Grátis x Curso de Marketing Digital em 2020
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Curso De Marketing Digital Gratis X Curso De Marketing Digital Em 2020

Para aprender mais sobre o mundo do marketing, e ainda quando o assunto é trabalhar através das redes, realizar algum tipo de cursos de marketing digital pode ajudar e muito.

Mas, para que o curso traga os resultados esperados e seja útil, é preciso compreender fazer uma boa escolha sobre a melhor opção, e se dedicar ao máximo a estudar os conteúdos.

O mundo do marketing digital não é tão complicado quanto pode parecer, e para descobrir isso, você pode acompanhar esse artigo.
Continue com a leitura e aprenda um pouco mais sobre marketing digital, além de descobrir boas opções de cursos para realizar em 2020, e alcance todos os seus objetivos!

O que é marketing digital?

Antes de falarmos sobre as opções de cursos de marketing digital, apresentarmos um pouco sobre cada uma delas, vamos aprender um pouco sobre o que é o marketing digital.

A partir desse momento, você terá acesso a um pouco de conteúdo sobre o assunto, e poderá iniciar seus comparativos e tomar sua decisão a respeito dos cursos, logo ao final.

Mas antes, vamos falar do assunto que tanto o interessa, e que o trouxe para essa página: o marketing digital.
Afinal de contas, você sabe o que é o marketing digital, e como ele funciona?

De uma maneira resumida, podemos dizer que o marketing digital é uma versão atualizada, melhorada e adaptada do marketing convencional.

Desde 1990, quando ele foi utilizado pela primeira vez em um anúncio pago, em que a internet tinha menos de 150 sites no mundo todo, ele vem ganhado força e espaço entre todos os tipos de pessoas.

Antigamente, as únicas empresas capazes de criar um anúncio rentável e que pudesse ser exibido em horário nobre, eram as grandes empresas, com grande poder aquisitivo e marca renovada e reconhecida.

Os pequenos empresários deveriam se contentar com propagandas locais e um alcance limitado de marketing.

Com a era digital tudo isso mudou, e novos conceitos e possibilidades foram agregados ao já renomado marketing convencional.

Agora, seu negócio pode ser conhecido e reconhecido por pessoas do mundo inteiro, a qualquer momento do dia, e sem investimentos milinários com suas redes sociais, anúncios, blog ou site!

Vantagens do marketing digital

Se você tem interesse em procurar por novos cursos de marketing digital, é porque tem um pouco de noção a respeito do potencial que ele oferece àqueles que sabem como utilizar suas ferramentas.

Você irá conhecer algumas dessas vantagens a partir de agora, e com certeza, terá ainda mais interesse em continuar com a leitura pra descobrir quais são os 15 cursos de marketing digital indicados para 2020!

Maior interatividade

Um dos maiores benefícios que o marketing digital trouxe para as empresas, foi a possibilidade de interatividade entre clientes e marca.
Com ela, as empresas criam campanhas, promoções, ideias e podem receber o feedback direto do público, que interage respondendo em redes sociais, por exemplo.

O foco deixou de ser apenas a venda, como ocorria com o marketing convencional antigamente, e passou a ser a experiência do usuário e o que ele sente ao se relacionar com a marca.

Mensuração e análise

Com métricas e análises, é possível realizar mensurações a respeito de dados que informam como estão suas campanhas e a resposta do seu público.
Através dessa ferramenta, você poderá acompanhar todos esses números e o que eles representam, se seu investimento está compensando ou se sua estratégia precisa ser alterada, e etc.

Maiores oportunidades para qualquer empresa

Como já foi dito anteriormente, no marketing convencional as únicas empresas que eram capazes de anunciar seus produtos nos meios de comunicação eram as grandes empresas.

Hoje em dia, além da facilidade de encontrar pequenas empresas conquistando grandes espaços no mercado através do marketing digital, você também encontra a facilidade de não ter a concorrência que a televisão oferece.

Principalmente, pois as pessoas estão deixando a televisão cada vez mais e lado, e investindo em conhecimento gerado oferecido pela internet.
Você sabia, que a maioria das pessoas pesquisa sobre o produto antes de adquiri-lo?

Pois é, isso aumenta e muito as chances de pequenas empresas se destacarem ao investirem em marketing digital, e estarem no lugar certo e na hora certa.

Direcionamento

Com todas as vantagens que o marketing digital oferece, é difícil nomear uma que seja a mais importante, mas com toda a certeza, melhor direcionamento é uma delas.

Através de um processo mais direcionado, você terá muito benefícios.

Esses benefícios, você irá encontrar de maneira bem simples. Um bom exemplo disso, é a economia que esse direcionamento poderá causar para a sua vida financeira.

Se antigamente, as marcas precisavam investir valores altíssimos em poucos minutos de exibição na tv e no rádio, as campanhas precisavam ser perfeitas, certo?

Mas como elas saberiam a quem se direcionar?

De uma maneira geral, era possível realizar estudos que mostravam uma base média da faixa etária e gênero que acompanhava cada horário da televisão.
Porém, as chances de convencer essas pessoas a comprarem o produto não eram tão certeiras assim, pois se tratavam de uma tentativa. Um tiro no escuro, popularmente falando.

Com o marketing digital, é possível direcionar exatamente para quem já procura pelo assunto que você tem a oferecer, além de limitar seu conteúdo para que ele não chegue a quem não deve, como pessoas que não têm interesse, por exemplo.

Onde utilizar o marketing digital?

Com o marketing digital, e através dos cursos de marketing digital você irá perceber que não existe apenas uma maneira de utilizar essa ferramenta tão rica.

Muito pelo contrário.

Existem inúmeras maneiras de transformar esse método atualizado e adaptado em uma bomba capaz de colocar a sua marca entre as mais acessadas.
Podemos destacar dentre as possibilidades, algumas muito importantes, e que dão abertura para outras oportunidades tão importantes quanto.
Confira o exemplo abaixo:

Blog

O blog há alguns atrás, era considerado apenas um diário virtual para fins de entretenimento.
Muitas pessoas utilizavam esse meio para desabafar, contar sobre situações cotidianas, compartilhar músicas, poesias, fotos e textos, resenhas, e etc.

Mas, com o tempo, foi-se descobrindo que ele poderia muito mais do que um passatempo, ainda que muito do que antigamente se fazia, ainda se faça hoje em dia, porém com uma visão profissional.

Um grande exemplo da eficácia dos blogs no meio profissional, é a disseminação da profissão de blogueira no mundo inteiro.

Inúmeras pessoas deixaram seus empregos formais para trabalhar com o blog e com tudo o que ele ofereceu por consequência, como fama e visibilidade.

Eles são uma excelente fonte de otimização de todos os tipos de conteúdo, que podem melhorar consideravelmente o seu ranqueamento no Google.

Site institucional

É possível criar um império para sua marca apenas com um blog ou com alguma rede social.

Porém, as chances disso acontecer são muito pequenas, considerando a quantidade de informações e possibilidades que a internet traz, com toda a concorrência e etc.

Por isso, também é fundamental investir, além do blog e das redes sociais, em um site institucional.

Ele irá garantir à sua marca, uma grande visibilidade e uma imagem muito mais profissional.

Redes sociais

As redes sociais, como você irá aprender nos cursos de marketing digital, são fundamentais para qualquer empresa.

Elas facilitam o contato com os clientes, além de abrir grandes oportunidades para estreitar os laços com cada um deles.

Você poderá conquistar seu público engajando melhor com stories, postagens com perguntas, vídeos curtos de “por trás das câmeras”, além de mostrar um lado muito mais humano em relação ao seu trabalho.

Cursos gratuitos de marketing digital para fazer em 2020

Agora, que você já entende um pouco sobre marketing digital, mas deseja aprender ainda mais sobre o assunto e se preparar para se tornar um grande profissional, chegou o momento de escolher o melhor curso!

Você pode escolher o curso ou os cursos de marketing digital que mais tenham a ver com a sua necessidade e desejo de aprender nesse momento.

Nesse artigo, você irá encontrar 15 opções de cursos e uma dica bônus ao final.
Boa escolha!

Opção número 1: E-Dialog – Gestão de redes sociais

O curso tem 5 módulos, dispostos em 4 horas e é gratuito por tempo limitado.

Ele foi preparado por uma das melhores agências de marketing digital do país, a E-Dialog, e oferece conteúdo sobre como analisar resultados, produzir conteúdos e criar anúncios nas redes sociais.

Opção número 2: Rock Content – Inbound Marketing

O curso tem 9 aulas, dispostas em 5 horas de conteúdo.

Com esse curso, você irá aprender com uma das maiores especialistas em marketing digital do mercado, a Rock Content, sobre temas como nutrição, conversão, atração e como encantar seus clientes.

Opção número 3: HubSpot – Inbound

O curso oferece 5 aulas distribuídas em 3 horas de duração.

A HubSpot é umas pioneiras quando o assunto é Inbound Marketing no exterior, e está oferecendo um curso completamente introdutório voltado para iniciantes.

Sua maior desvantagem, é que seu conteúdo só está disponível em Inglês.

Opção número 4: Endeavor – Introdução ao Marketing Para Empreendedores

O curso oferece 5 aulas distribuídas em 4 horas e meia de duração.

Essa opção entre os cursos de marketing digital não fornece certificado, e também é voltada para iniciantes. Porém, tem seu conteúdo direcionado para empreendedores.

Se você é empreendedor e deseja aprender a criar anúncios, fechar vendas, posicionar sua marca no mercado, entre outras estratégias, essa é uma excelente opção.

Opção número 5: Google Ateliê Digital – Planos De Redes Sociais

O curso oferece 4 aulas distribuídas em 0,5 hora.

Você pode criar um plano de publicação em redes sociais muito mais eficaz através da análise de dados realizada.

Além disso, também irá aprender com exemplos, como os erros mais comuns realizados nas redes sociais e o que fazer para evitar de comete-los.

Você terá acesso ao seu certificado após completar os tópicos do Ateliê Digital.

Opção número 6: Google Ateliê Digital – Noções Básicas de Redes Sociais

O curso oferece 4 aulas distribuídas em 0,5 hora.

Com esse curso, você terá acesso aos primeiros passos nas redes sociais e como iniciar em cada uma delas.

Por que não aprender com um dos maiores mestres no assunto? O Google, além de conhecedor, ainda oferece de maneira gratuito o acesso ao conhecimento!

Opção número 7: HubSpot – Introdução ao Facebook Ads

O curso oferece 3 aulas distribuídas em 1 hora e meia de duração.

Aqui, você irá aprender como utilizar todas as ferramentas do Ads para criar anúncios, delimitar sua audiência, aumentar seu alcance e chegar até as pessoas certas.

Sua desvantagem está no idioma, que não apresenta legenda. Conteúdo inteiro em Inglês.

Opção número 8: Google – Analytics Para Iniciantes

O curso oferece duração de 4 aulas, sem tempo delimitado.

Essa é uma excelente opção para quem deseja aprender mais sobreo Google Analytics, mas não sabe por onde começar.

Nele, você irá aprender desde o início a criar sua conta, personalizar o layout e até mesmo analisar seus resultados.

É um curso oferecido pelo Google, e apresenta opção legendado em Português.

Opção número 9: Google – Curso Avançado De Analytics

O curso oferece duração de 4 aulas sem tempo delimitado.

Essa é versão avançada do curso anterior, e é mais indicada para pessoas que já tenham concluído o curso anterior, ou que tenham um conhecimento maior em Google Analytics.

Também oferece legendadas em Português.

Opção número 10: Eduk.me – Curso de SEO

O curso é grátis, mas caso você tenha interesse em adquirir a certificação, precisará pagar um valor à parte.

Ele irá auxiliar no seu conhecimento sobre SEO, sobre como colocar as técnicas em prática, ranquear seu site nos mecanismos de busca, e melhorar seu posicionamento.

Opção número 11: Prime Cursos – SEO Básico

O curso oferece duração de 20 horas.

Esse é o tipo de curso que fala sobre SEO, porém com direcionamento direto para desenvolvedores e web designers, pois ensina com configurar SEO on-page, backlinks, WordPress, e etc.

Opção número 12: SEMrush – SEO Toolkit Course

O curso oferece 14 aulas distribuídas em 3 horas de duração.
O curso é ofertado pela SEMrush, uma marca de Software voltada para gerenciamento de tráfego de sites, pesquisas minuciosas de palavras-chave, entre

outros dados relacionados a SEO.

Ela é uma ferramenta muito requisitada em inúmeras agências, e caso você precise utilizar em algum momento, esse curso irá auxiliar no processo de familiarização das ferramentas.

Sua única desvantagem, é não oferecer outro idioma a não o Inglês.

Opção número 13: Rock Content – Produção de Conteúdo Para Web 2.o

O curso oferece 7 aulas distribuídas em duas horas e meia de duração.

Com todo o vasto conhecimento da Rock Content a respeito do assunto marketing digital, e tudo o que ela tem a oferecer, não é de se estranhar que seus conteúdos sejam constantemente atualizados.

Essa é uma versão atualizada dos seus cursos, com novas técnicas e estratégias para melhor ranqueamento do seu site.

Opção número 14: HubSpot – E-mail Marketing

O curso oferece 9 aulas distribuídas em 3 horas e meia de duração.

Considere que o e-mail marketing é um dos maiores canais de venda do mercado, e tem capacidade para converter inúmeros incontáveis de usuários em leads, e posteriormente em clientes.

Com todo esse potencial, é preciso investir também em conhecimento à altura.

Como é um curso gratuito, você não precisará investir nenhum real, mas sim seu tempo e dedicação para aprender mais sobre essa potente ferramenta.

Sua única desvantagem, assim como os outros cursos da HubSpot, é não oferecer opção de idioma para Português.

Opção número 15: Rock Content – Marketing de Conteúdo 2.0

O curso oferece 10 aulas distribuídas em 4 horas de duração.

O curso, assim como o anterior que foi indicado por aqui, por ser da Rock Content oferece atualizações constantes dos seus conteúdos.

Por isso, seus certificados apresentam duração de 1 ano, pois o mundo do marketing digital é um mundo que se encontra em constante evolução, com conteúdos que precisam ser atualizados sempre que possível.

Dica bônus – Primer App

Após escolher um ou quantos cursos de marketing digital quiser, nada melhor do que colocar todo esse conhecimento em prática, não é mesmo?

Encare essa avaliação como uma pequena prova, que não irá te reprovar, e nem causar nenhuma ansiedade. Ela só serve para testar seus conhecimentos.

Assim, você saberá se já pode passar para outros níveis, ou se ainda precisa aprender um pouco mais onde está.

Com o Primer App, você irá ter uma pequena ajuda para fixação do aprendizado de todo esse conhecimento adquirido.

Você pode instala-lo em seu celular, e utilizar em momentos mais tranquilos do seu dia.

Não precisa colocar nenhum tipo de pressão, ele serve como um facilitador, e não como algo que o deixará entediado ou nervoso.

Ele irá oferecer perguntas em cards dinâmicos para que você interaja.

Ele poderá o auxiliar a fixar sobre conteúdos a respeito da criação de conteúdo, marketing digital, branding, vendas, UX, Analytics, redes sociais, etc.

Conclusão

Escolha a melhor opção entre os cursos de marketing digital apresentados nesse artigo, e descubra todas as possibilidades que essa ferramenta pode trazer para a sua vida!

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