Plugins

O que é o plugin WordPress?

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 18/01/2019
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

plugins disponíveis nessa plataforma, que facilitam muito a vida dos usuários.

O que são os plugins?

Antes de mais nada, é preciso entender o que são os plugins. Estes recursos, são complementos para as funcionalidades do WordPress, adicionando ainda mais recursos, com opções para personalizar ainda mais a página a ser criada, ou para importar funções que são essenciais para o que o desenvolvedor e gerente do site pretendem fazer com ele. Há um certo tempo, quando o desenvolvimento Web estava ainda nos primórdios, praticamente tudo precisava ser feito do zero. Felizmente, os plugins surgem para resolver o problema. Por exemplo: um recurso bem comum em um blog é a sugestão de posts populares, ou de posts relacionados, quando o usuário está navegando por alguma página. Há pouco tempo, esse recurso precisaria ser programado do zero, se houvesse o desejo de incorporá-lo. Atualmente, existem diversas opções de plugins que podem fazer essa função, tanto gratuitas como pagas, e com diversos graus de personalização.

A praticidade dos plugins

O WordPress é um CMS (Content Management System), em português: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Essa ferramenta poderosa pode ser manuseada, até mesmo, por uma pessoa que não tem muita afinidade com o desenvolvimento web. Por meio de um painel de administração é possível criar e editar conteúdos com muita facilidade. Os plugins são responsáveis por essa praticidade. Com eles, você consegue ampliar as funcionalidades de um site, blog ou loja no WordPress. Além disso, pode modificar o comportamento padrão da plataforma e até mesmo remover qualquer comportamento indesejado. Com os plugins também é possível ativar novos recursos em qualquer parte do seu conteúdo, de um jeito rápido e simples. Você consegue adicionar formulários de contato, botões de compartilhamento para as mídias, players para escutar áudio, área de comentários personalizadas, vídeos e muitos outros recursos que podem deixar seu WordPress mais atraente.

Plugins gratuitos

No WordPress você encontra muitos plugins gratuitos. Ou seja, economia em dobro: além de ser possível uma pessoa sem conhecimento em programação criar o seu próprio site, utilizando o WordPress, você também pode instalar vários plugins gratuitamente. Veja alguns exemplos de plugins gratuitos que são indispensáveis em um projeto de WordPress:
    • WooCommerce: é utilizado para o desenvolvimento de loja (e-commerce);
    • Contact Form 7: plugin para criar formulário de contato ou outros formulários;
    • UpdraftPlus: responsável por realizar os backups de segurança;
    • Wordfence Security: responsável por proteger o site contra ataques de vírus e malware;
    • Yoast: esse plugin é utilizado para lhe guiar nas técnicas de SEO ( técnicas que lhe permite aparecer nas primeiras páginas de busca do google)
Para ver a lista completa de plugins gratuitos, acesse: https://wordpress.org/plugins/

Ativando e instalando plugins gratuitos

Existem 3 maneiras de se fazer a instalação de um plugin 1- Pelo painel de busca do WordPress. O Painel de Pesquisa de plugins é certamente o mais fácil. Essa é sua principal vantagem. Porém é recomendado para instalar plugins gratuitos. Basta apenas pesquisar pelo nome do plugin ou pela funcionalidade desejada no buscador e selecionar entre as opções que o WordPress disponibiliza, que a instalação é feita de forma bem simples. 1º Clique em adicionar novo Instalacao De Plugin Gratuito Parte1 2º Digite o nome do plugin Instalacao De Plugin Gratuito Parte2 3º Clique em instalar agora Instalacao De Plugin Gratuito Parte3 4º Clique em ativar Instalacao De Plugin Gratuito Parte4 1

Dicas para escolher um plugin gratuito:

  • Olhe a data da ultima atualização. Plugins que foram atualizados a muito tempo atrás não são recomendados.
  • Olhe o número de instalação ativas. Quanto maior o número de instalação ativas, melhor, pois isso indica que é há um número grande de usuários satisfeito com o plugin.

2- Instalação por importação

A outra opção, é importar o plugin a partir do WordPress. Assim, você tem a liberdade de escolher plugins que estejam fora do diretório, como certos plugins pagos ou opções autorais. Essa opção também é bem simples.

Assista no vídeo como instalar um plugin premium da Themeforest pelo método de importação

https://youtu.be/xXIja5PzfvY

3- Instalação de plugin via FTP

A última alternativa, e a mais complicada das três, é fazer a instalação por FTP, ou seja, File Transfer Protocol. Essa opção usa um terceiro programa para fazer a transferência dos arquivos. É mais usada em casos específicos, e as duas opções anteriores costumam ser o suficiente. Com esses métodos de instalação, você pode aproveitar todas as facilidades e funcionalidades dos WordPress. Estas são muitas. Alguns dos recursos mais procurados feitos pelos plugins são:

Plugins em excesso

Devido a todas essas vantagens, atualmente, a maioria das pessoas que tem um WordPress utilizam vários plugins. Mas isso pode não ser muito positivo. Uma quantidade excessiva de determinados plugins pode fazer com que o carregamento das páginas do seu WordPress fique lento. Por isso, antes mesmo de instalar, é preciso estar ciente da utilidade de um determinado plugin. Muitas pessoas acabam instalando plugins que tem pouca ou nenhuma utilidade, além disso, também instalam plugins que tem funções extremamente parecidas com as de outros plugins instalados anteriormente.

Cuidados na hora de instalar os plugins

Antes de instalar um plugin, você precisa estar atento à segurança desse componente. O indicado é sempre optar por plugins de fontes confiáveis. Também é necessário manter os plugins atualizados. Isso reduz as chances de conflitos e erros de script em seu WordPress. Quando for instalar mais de um plugin, procure instalar separadamente e verifique se o seu WordPress está funcionando corretamente após cada instalação. Desse modo fica muito mais fácil identificar o plugin responsável por uma possível irregularidade. O mesmo processo pode ser utilizado na hora de atualizar os plugins. Antes de dar início ao processo de atualização, também verifique as mudanças presentes na nova versão. Quer saber tudo sobre WordPress? Temos cursos que vão do básico ao avançado. Adquira acesso a nossa plataforma de cursos, ou se preferir, cadastre-se e confira alguns dos nossos cursos gratuitos.

E se não existir um plugin adequado?

Contudo, mesmo com inúmeras opções de plugins, é possível não encontar exatamente o que procura. Mesmo neste caso, existe o que possa ser feito. Primeiramente, existem plugins “abertos”, ou seja, com código open source. Essas são opções gratuitas cujo código fica disponível para modificação. Neste caso, é necessário um conhecimento um pouco maior sobre programação e desenvolvimento para poder escrever o código para a função desejada. No caso de um plugin pago, é preciso avaliar o tipo de licença com o qual ele trabalha. Certos plugins não permitem modificação por parte do usuário, o que quer dizer que é preciso entrar em contato com os desenvolvedores para pedir permissão para modificar o plugin. Por fim, se nada disso for o suficiente, sempre é possível criar o seu próprio plugin. As ferramentas para desenvolvimento nunca foram tão abundantes, e com diversos cursos a disposição, não é preciso muito esforço para aprender a fazer esse processo. Os plugins e seus inúmeros recursos são um dos maiores atrativos do WordPress. Eles são extremamente fáceis de usar e permitem uma maior personalização e elevam a possibilidade de o que a sua página pode fazer. É por isso que, para quem busca um site um pouco mais profissional e sofisticado, o WordPress é uma ótima opção. Portanto, para garantir o melhor resultado para o seu site e seu negócio, confira a nossa plataforma de cursos, inclusive com algumas opções gratuitas, para melhorar ainda mais o seu conhecimento e garantir o site perfeito.]]>

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.