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O Que é Marketing Digital - Guia Completo

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 10/08/2020
O Que é Marketing Digital - Guia Completo
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O Que E Marketing Digital Guia Completo

O marketing digital é um termo muito utilizado ultimamente por inúmeras pessoas, que garantem conseguir lucrar com seus negócios na internet.

E se você duvida dessa realidade, fique sabendo que o marketing digital tem sido o responsável pela mudança de vida de muitos trabalhadores que escolheram ganhar dinheiro em casa, criando a sua própria rotina.

Porém, para que esse processo seja realizado de maneira correta e seja, de fato, lucrativo, é preciso seguir alguns passos importantes.

Se você se interessou pelo assunto, e deseja aprender mais sobre o marketing digital, leia esse artigo e descubra como lucrar sem sair de casa!

O que é marketing digital?

Por mais óbvio que o conceito a respeito do marketing digital possa parecer, é preciso compreender que ele é um pouco mais complexo do realmente aparenta.

Sua complexidade não está relacionada a nenhuma dificuldade, muito pelo contrário, qualquer pessoa por mais leiga que seja no início, pode entender sobre e trabalhar com ele.

Porém, sua complexidade está em como ele pode auxiliar em inúmeros processos, e como pode fazer o seu negócio crescer sem precedentes na internet.

Sim, o marketing digital é uma grande promessa de crescimento.

A partir de agora, vamos compreender melhor o porquê.

Todas as grandes empresas do mercado, em qualquer que seja o nicho de atuação, investem muito em marketing. E sempre foi assim.

Antigamente, somente grandes marcas eram capazes de se promover nos horários nobres da televisão, pois o investimento era milionário e a estratégia precisava ser certeira, pois era um tiro no escuro.

Eram feitas pesquisas a respeito do público alvo, e sobre o horário em que ele consumiria aquele tipo de conteúdo, mas se a proposta não fosse boa ou a audiência não se agradasse da campanha, os milhões de investimento se tornavam um grande prejuízo.

Nos dias de hoje, com toda a mudança tecnologia que a internet trouxe, as marcas continuam investindo em larga escala em marketing, mas com um novo conceito: o marketing digital.

Em resumo, ele oferece o melhor do marketing convencional, porém com algumas modificações necessárias para os meios de comunicação, e com uma vantagem: pode atender a todos os tipos de público.

O maketing digital é diferente do marketing convencional?

Como foi dito anteriormente, o marketing digital é uma versão atualizada do marketing convencional, que foi adaptada às redes.

Através dele, todas as pessoas que necessitam se beneficiar da promoção de sua marca, produto ou serviço, pode investir dinheiro e tempo, sem precisar estar entre os maiores ou se dispor de milhões.

Existem versões de investimentos pagas, versões orgânicas, que são gratuitas e o melhor: você não precisa brigar por um horário ou espaço fixo. Existe lugar para todas as pessoas no marketing digital.

Resumidamente falando, o marketing digital é uma das melhores fontes de investimento do momento, e essa realidade só tende a crescer.

A história por trás do marketing digital

Na década de 90, a internet trouxe uma grande revolução, e o mundo passou a conhecer novas opções de pesquisas e comunicação, com mecanismos de busca e softwares voltados para comunicação de forma mais acessível.

Esse foi o período conhecido como Web 1.0, e caracterizou um momento onde inúmeras empresas surgiram e se tornaram grandes nomes da tecnologia, como vemos até hoje, enquanto muitas acabaram fechando.

O Google, e o ICQ são grandes exemplos.

E, foi exatamente nesse período que o termo marketing digital foi utilizado pelas primeiras vezes.

Por se tratar de algo muito novo, e até então desconhecido, esse tipo de informação e acesso era mais limitado a pessoas que já demonstravam interesse no assunto, como entusiastas, e empresas que utilizavam para fins corporativos.

Essa era uma situação bem normal, considerando que eram poucas as pessoas que acessavam, sendo assim, um público menor para o marketing.

Mas, a tecnologia foi tomando uma proporção tão grande, um reconhecimento tão superior e um desenvolvimento tão acima do esperado e do planejado, que em pouco tempo toda essa realidade virtual foi ganhando verdadeiro espaço.

Podemos citar como exemplo, o primeiro anúncio clicável, que foi utilizado pela primeira vez no ano de 1993, onde só haviam 130 sites no ar.

Em 2000, já falávamos sobre mais de 17 milhões de sites no ar, o que só reforça a fala anterior sobre a rapidez com que toda essa tecnologia foi ganhando espaço e força.

E os números só tendem a aumentar.

Os maiores conceitos do marketing digital

Se estamos falando sobre marketing digital, precisamos nos lembrar de onde ele veio, e sobre alguns conceitos do marketing convencional.

Através dos anos, os conceitos do marketing digital convencional foram aprimorados na realidade do marketing digital, como os 5 P’s que se tornaram 8:

  • Preço
  • Praça
  • Produto
  • Promoção
  • Pessoas
  • Processos
  • Posicionamento
  • Performance

Mas além deles, também precisamos levar em consideração novos conceitos que foram desenvolvidos com o propósito de serem voltados exatamente para a realidade de quem trabalha com o marketing nas redes.
Confira abaixo, cada um deles:

Persona

Diferentemente do conceito convencional de pessoas, o marketing digital trabalha com a criação de uma pessoa semifictícia, ou persona.

Essa persona é criada a partir das características da maioria das pessoas do público alvo do seu negócio, e serve para melhorar o direcionamento da sua comunicação e apresentação de produtos.

Ocorre da seguinte maneira:

Seu público é, na sua grande maioria, composto por mulheres que trabalham o dia inteiro para complementar a renda, que têm mais de 1 filho e idades entre 25 e 35 anos.

Esse é o seu público alvo, são pessoas reais e suas características.

A persona, por sua vez, é uma pessoa semifictícia, ou seja, ela em si não existe, mas é formada a partir de informações de pessoas que existem e que o acompanham.

Ela tem um nome, uma idade (entre 25 e 35 anos), é mulher (considerando a maioria do seu público), tem 2 filhos e trabalha em uma empresa (considerando que a maioria trabalha o dia inteiro).

Para ajudar o público alvo, você precisará de uma persona completa, e para isso, será preciso encontrar informações úteis para formar sua história, como:

  • Seus medos
  • Seus sonhos
  • Suas maiores dificuldades
  • Seus desejos
  • Sua escolaridade
  • Onde ela mora
  • Etc

Quanto mais informações você puder fornecer ao criar a persona, maiores serão suas chances de ajudar seu público alvo.

Em outras palavras, a persona serve como uma versão não totalmente real, mas que é inspirada na vida real de alguém que você deseja alcançar.

Se você compreender melhor a vida e as situações em que essa persona vive, você poderá solucionar os problemas do seu público, e conquistar uma autoridade muito maior.

Lead

Para conquistar boas vendas, é preciso compreender da maneira correta, o processo de compra.

Não se engane ao acreditar que a compra ocorre no momento em que o cliente finaliza a ação. Ela começa desde o momento em que ele descobre sobre a existência do seu produto, até mesmo o pós venda.

Esse processo, dentro do marketing digital é chamado de funil de vendas.

Esse funil de vendas tem etapas direcionadas para cada pessoa, e como você deve abordar cada uma, dependendo do momento em que ela se encontra.

Não importa se ela está apenas curiosa, se ela nem sabia que poderia adquirir o seu produto, se ela deseja adquirir ou se o contato dela já é para efetuar a compra.

Cada fase do funil tem suas regras e observâncias, e se você seguir cada uma da maneira correta, poderá acompanhar esse processo de perto, e melhorar consideravelmente seus resultados através das métricas.

O foco dele é conversão, e é nesse momento que entram os leads.

Leads são potenciais clientes, que ainda não compraram o seu produto, mas estão interessados em saber se vale mesmo a pena o investimento ou não.

São aquelas pessoas que visitaram seu site, e deixaram o e-mail para receber mais informações. Eles estão abertos a serem convencidos, e precisam de uma boa imagem de autoridade no assunto para que isso aconteça.

De maneira resumida, podemos dizer que leads são as pessoas que entram na sua loja decididas a comprarem uma peça de roupa, experimentam e pedem para guardar a peça.

Suas chances de vender para essa pessoa é muito maior do que conquistar uma venda com alguém que apenas está no shopping, mas para que ela aconteça, é preciso uma boa apresentação da peça, bom atendimento e boas condições.

Ou seja, é um momento delicado e que necessita de boas técnicas, pois o potencial de se tornar um cliente é alto e erros precisam ser minimizados, se não excluídos.

Funil de vendas

Como você já viu anteriormente, o funil de vendas é uma das maiores estratégias do marketing digital.

Com ele, é possível acompanhar todo o processo de compra de um visitante do seu site, no momento da tomada de consciência de um problema, até a decisão final da compra.

Algumas pessoas escolhem até mesmo acrescentar mais uma etapa ao funil, que consiste em cuidar também do pós venda, para que esse cliente volte a realizar compras, além de aumentar sua satisfação para maiores indicações.

Mas, no geral, ele oferece três etapas:

  • Topo do funil – A tomada de consciência do problema
  • Meio do funil – O reconhecimento da necessidade de solucionar o problema
  • Fundo do funil – A decisão de solucionar o problema

Cada uma dessas etapas é primordial para todo o processo, pois estão todas interligadas, e necessitam de atenção especial para a abordagem correta.

CRM

Se estamos falando sobre marketing digital, como não mencionar um software que auxilie todo o processo?
O CRM – Costumer Relationship Management é um excelente gerenciador de relacionamentos entre empresa e cliente, pois oferece opções de cadastro, preferência, últimos contatos, registros de informações, e etc.
Através dele, é possível acompanhar de maneira automatizada e muito mais otimizada todo o processo.

Landing page

As landing pages são aquelas páginas que são abertas automaticamente, quando você está em um site, e que oferece algum tipo de conteúdo ou curso gratuito em troca de informações, como nome e e-mail.

Elas têm seu foco completamente direcionado para conversão de leads, e funcionam atraindo visitantes com material rico, para a próxima etapa do funil de vendas.

SEO

Quando uma pessoa inicia no marketing digital, é muito comum encontrar inúmeras vezes o termo Search Engine Optimization, ou apenas SEO.

Ele significa um conjunto de técnicas que são aplicadas para melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

Essas técnicas auxiliam o Google a entender que o seu site é bom, e que pode ser bom para ele, mantê-lo entre as primeiras páginas.

Essas técnicas costumam sofrer modificações conforme a tecnologia vai ganhando novas visões, e tem como intuito transformar o seu site em um bom investimento para o Google.

Com tantos sites no ar, ele acaba tendo critérios rigorosos para escolher quais são aqueles que merecem estar entre os primeiros no momento da pesquisa ou não.
Por isso, essas técnicas são tão importantes e utilizadas com tanta frequência no marketing digital.

Quais são as verdadeiras vantagens do marketing digital?

Após conhecer um pouco sobre alguns dos termos mais utilizados no marketing digital, é preciso falar também, sobre as vantagens que ele pode oferecer.

Acompanhe algumas delas abaixo:

Maior interatividade

Não é tão difícil imaginar empresas que investem em um bom relacionamento com seu público.

O marketing digital foi um dos maiores facilitadores para que isso acontecesse.

Além disso, qualquer empresa que deseje conquistar seu lugar no mercado, precisa investir em uma boa interatividade para um relacionamento melhor com seu público, e utilizar o meio digital é o melhor caminho.

Grandes empresas de todos os ramos respondem de maneira impessoal, direta, através de redes sociais, e até brincam com seus clientes online.

Essa não é uma regra, apenas oferecer soluções por meios digitais já é um grande passo.

Mas é importante lembrar sobre essas caraterísticas de granes empresas, pois são bons exemplos a serem seguidos.

Solucione os problemas do seu cliente, e trate-o com a importância que ele tem, não somente como um valor financeiro, e ele se tornará seu cliente fiel.

Mensuração e análise

Como foi dito no início desse artigo, antigamente o passo a ser tomado nas grandes mídias eram um grande salto no escuro.

Somente após o investimento milionário era possível mensurar os dados, e após um longo tempo de novas pesquisas, oferecer uma nova campanha.

Com o marketing digital, é possível acompanhar todas as métricas necessárias para alcançar todos os números que importam para essa análise.

É possível compreender o que não está funcionando, e modificar a tempo de não perder mais público, além de acompanhar o que tem dado certo, e melhorar ainda mais os resultados.

Maiores oportunidades para as empresas

Se antigamente, apenas grandes empresas do mercado eram capazes de realizar investimentos em campanhas, com o marketing digital tudo mudou.

É possível aumentar o tráfego de visitas do seu site, sua vendas, e alcançar novos patamares no seu negócio com investimentos muito baixos, quando comparados a métodos convencionais de marketing.

Por isso, o marketing digital foi tão bom para todas as empresas: ele é democrático e dá a oportunidades para que os iniciantes também possam usufruir de suas vantagens.

Qualquer empresa poderá conquistar seu lugar, independentemente do quanto possa investir inicialmente, pois além da opção de tráfego pago, também podemos citar a maneira orgânica de atrair visitas ao seu site.

Muitos empreendedores digitais iniciantes que não podem arcar com o investimento em Google Ads, por exemplo, investem em tráfego orgânico e apresentam excelentes resultados também.

Maior economia

Como você já sabe, com o marketing digital há uma necessidade de investimento muito menor do que como ocorre no marketing digital.

Além disso, através dele é possível alcançar números muito superiores de públicos, que de maneira convencional seria possível.

A internet não tem fronteiras, e o seu negócio também não precisa ter.

E tudo isso de maneira direcionada! Você não estará gritando sobre a sua marca para todas as pessoas, podendo parecer inconveniente.

Com o direcionamento, você irá conseguir alcançar exatamente esse numero alto de pessoas que apresentam interesse no que o seu negócio propõe.

Se você tem uma empresa de consultoria, poderá alcançar pessoas interessadas em contratar um consultor em qualquer lugar do mundo, evitando anunciar para pessoas que não têm o menor interesse em adquirir o seu serviço.

Tudo isso, além de aumentar consideravelmente as suas chances de fechar um negócio, também aumentarão sua economia, pois todo o seu marketing será direcionado.

Se, antigamente as empresas precisavam falar com todos para alcançar os que poderiam se tornar clientes, hoje, com o marketing digital, é possível direcionar toda a sua estratégia para o público que deseja te ouvir.

Essa é, de longe, uma das maiores vantagens de se trabalhar com o marketing digital, e usufruir dos benefícios que ele pode oferecer.

Conclusão

O marketing digital pode ser aprendido por qualquer pessoa, em qualquer momento da vida, e se você chegou até aqui porque deseja aumentar sua renda ou encontrar uma nova fonte de renda: não pense duas vezes.
Invista em conhecimento, e transforme a sua vida com o marketing digital!

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Isabela Duarte

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