performance

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 02/03/2021
Brotli o que é para que serve

Você já viu ou ouviu falar no nome Brotli? Não? Então este post é para você.

O que é o Brotli?

Resumidamente o Brotli é um novo algoritmo de compressão de arquivos, ele foi desenvolvido pelo Google para substituir o Gzip e o Deflate.

Seu principal objetivo é reduzir o tamanho dos arquivos que são trafegados via solicitação HTTP e HTTPS, assim como é feito hoje pelo GZIP e Deflate, porém o Brotli é um algoritmo novo e melhorado e promete reduzir suas páginas até 17% a mais que seus concorrentes GIZP, Deflate.

Brotli é um plugin para WordPress?

Não. Ele é uma extensão que deve ser instalada diretamente em servidores VPS. Servidores compartilhados só podem usar o brotli caso utilizem a núvem do cloudflare.

Porquê eu devo usar o Brotli ?

O Brotli promete deixar suas páginas até 17% mais leves que os seus concorrentes, logo se sua página é mais leve automaticamente o seu site ganha um pouco mais de performance, e seus clientes ficam felizes.

Irei tirar uma nota A ao instalar esta extensão?

Definitivamente não. Ele vai melhorar um pouco a performance, mas se você está em busca de alguma solução para tirar uma nota expressiva, sugiro pesquisar sobre o Plugin NITRO WordPress, este plugin promete deixar o seu site com notas altas nas ferramentas de performance, porém há um custo para isso.

Hospedagem compartilhada aceita a extensão Brotli?

Não diretamente no servidor, mas você pode usar o CloudFlare e ativar a extensão que Brotli diretamente no seu painel.

Vá até o menu Speed > Configurações e ative a opção

Lembre-se o principal objetivo dessa extensão é aumentar a performance do seu site, logo qualquer ajuda é bem vinda.

Como Instalar o Brotli no AAPANEL?

Se você é aluno da Escola Ninja WP e fez nosso Curso Hospedagem VPS 3.0, já deve esta familiarizado com as maravilhas do AAPANEL, se você ainda não é nosso, inscreva-se no nosso curso de VPS para WordPress.

Para instalar o Brotli no AAPANEL, siga os passos abaixo.

Atenção 1: Este procedimento é exclusivo para Servidores NGINX.
Atenção 2: Ao realizar este procedimento o seu site ficará fora do ar temporariamente até a finalização da Instalação.

1 – Faça login no seu AAPANEL, clique em APP Store e desinstale o Nginx.

Após a desativação, clique em instalar e escolha a opção Compiled.

Depois clique em ADD Custom MODULE.

Siga as imagens abaixo para configurar corretamente

Modulo Brotli Ngix

--add-module=/www/server/ngx_brotli
mkdir -p /www/server/ngx_brotli
git clone https://github.com/google/ngx_brotli.git /www/server/ngx_brotli
cd /www/server/ngx_brotli && git submodule update --init

Após a instalação, configure o módulo.

Modulo Brotli Ngix

brotli on;
brotli_static on;
brotli_comp_level 11;

Reinicie o servidor e pronto.

Seu Módulo Brotli está ativo.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.