WP ROCKET – Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress

WP ROCKET – Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress

O WP Rocket sem sombra de dúvidas é o melhor plugin de Performance para WordPress, este plugin de performance vai implementar tudo o que o seu site precisa para ele ficar muito mais rápido.

Não é mais segredo de que ter um site rápido ajuda a melhorar os posicionamentos no Google. No entanto muitos usuários do WordPress passam horas tentando melhorar a velocidade do  seu site, existem diversos plugins que “ajudam” nesta tarefa no entanto para ter um excelente resultado é necessário mais, muito mais.

Neste guia vamos explicar o porquê o WP ROCKET é o melhor plugin de cache para WordPress e porquê você deve usá-lo em seu Web site.

Para começar preparamos um tutorial de WP Rocket para você. Para liberar o Vídeo, clique em um dos botões abaixo.

 

 

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 1

Antes de mais nada eu preciso deixar claro. O WP Rocket é o melhor plugin de cache para WordPress no entanto ele não é gratuito, mas posso te dizer que vale o seu investimento.

WP Rocket ou outro plugin?

Como eu disse acima, existem vários plugins de cache para WordPress, alguns bem básicos, outros intermediários, outros muito complicados.

Mas o que você precisa entender é que o processo de criação de um plugin é algo complexo e que exige uma equipe multi disciplinar, e como exige uma equipe, essa equipe precisa ser paga e muitas vezes os profissionais não são baratos.

Então fica uma 1º reflexão: Como um plugin de cache para WordPress gratuito consegue ser bom?

A resposta é: Não consegue né.

Os plugins gratuitos são feitos muitas vezes em horário vago ou com uma pequena reserva de tempo, não há uma exclusividade de tempo para o seu desenvolvimento e pesquisa o faz com que eles não sejam 100% eficientes.

Já os plugins premium ou pagos contam com uma equipe de profissionais por trás que estão pesquisando e trabalhando incansavelmente para tornar o produto o mais perfeito possível, então é aí que está a diferença entre um plugin Premium e Gratuito.

Agora que eu já te expliquei a diferença entre Plugins Premium e Gratuito, e você também já sabe que o WP ROCKET não é gratuito eu vou começar a explicar o Plugin Por partes.

O que é o WP ROCKET?

O WP ROCKET é o melhor plugin de cache para WordPress, seu objetivo é tonar o seu site WordPress mais rápido e com isso você ganhar alguns pontos de performance.

Neste guia você encontrará informações valiosas sobre o plugin de cache para WordPress WP ROCKET.

E caso você queira aprender em vídeos como configurar o WP ROCKET, basta se cadastrar ao lado.

Então vamos começar.

Dashboard do WP ROCKET

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 2

Assim que você instala o WP ROCKET ele vai ficar disponível para você configurá-lo. Esta é a primeira tela que você irá ver assim que clicar para visualizar as configurações do Plugin.

Vamos enter esta cada pedaço dessa tela.

No lado direito você encontra os menus de acesso as opções do WP ROCKET

No lado Direito você encontra seus dados de acesso, sua licença e alguns botões úteis, como limpar cache, pré-carregar cache e outros.

Essa tela não tem muita utilidade, com isso vamos avançar para etapa de cache.

Configuração de Cache

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 3

Esta é uma tela muito importante, aqui temos algumas opções de cache bem interessantes, vamos ver.

Mobile Cache: Ao habilitar esta opção você estará fazendo cache para celular / dispositivos móveis. É altamente recomendável você ativar esta opção.

Separar arquivos de cache para dispositivos móveis: Habilite esta opção se você quiser ter um arquivo de cache separado do global só para dispositivos móveis. É uma opção bem interessante para você marcar.

User Cache: Ao marcar esta opção você estará fazendo cache de usuários logados, ela é muito útil quando estamos trabalhando com áreas de membros ou loja virtual.

Não se preocupe ela não vai deixar seus usuários desatualizados quanto a parte de pedidos etc. Ela fará cache de arquivos estáticos como CSS, JS etc.

Cache Life Span: Esta opção define o tempo de vida do arquivo de cache, ou seja de quanto em quanto tempo ele irá resetar. Mas a final para que serve isso?

Vamos imaginar que um usuário acessou o seu site agora (neste momento), mas você não sabe disso certo? Você então efetuou algumas atualizações de CSS e outras de JS, todas elas para melhorar o layout do seu site.

No entanto como seu usuário acabou de acessar o tempo de vida do cache ainda esta vigente, o que significa que ele só verá tais atualizações após 10 horas que é o prazo limite do cache ou se você apertar o botão para ele recarregar o cache.

Se o Life Span define o tempo do cache então porquê eu devo manter ele em 10 horas?

Simples. O Prazo de 10 horas é um excelente prazo para o cache expirar sozinho, pois você não ficará atualizado o seu site constantemente certo? Então não faz sentido deixar este valor como 1 hora por exemplo, pois isso acarretaria em uma sobre carga no seu site e você não quer isso.

File Optimization

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 4

Sem sombra de dúvidas esta é a opção mais importante e também a mais polêmica de todas.

Muitos usuários se irritam profundamente com esta opção, eu mesmo já me irritei muito até entender como tudo funciona.

Esta opção ela é responsável pela otimização dos arquivos do seu site, quando eu digo arquivos é são os arquivos de CSS (Folhas de estilo) e JS (Javascript), estes 2 tipos de arquivos são responsáveis pelo layout e navegação do seu site.

O CSS por exemplo é responsável pelas cores, tamanho de fonte, tamanho de botões, espaçamentos etc.

O JS é responsável pelo dinamismo do seu site, quando você clica em um botão e um POPUP aparece, são os Javascripts que respondem por essa ação.

O seu site é feito de basicamente:

  1. HTML – Estrutura e Marcação
  2. CSS – Formatação
  3. JS – Efeitos e dinamismo
  4. PHP – Lógica
  5. MYSQL – Banco de dados

O WP ROCKET vai trabalhar em todos o pontos.

Mas porquê esta opção é tão complicada assim? Porquê os usuários se irritam tanto com ela ?

Pelo simples fato de que nem todos os temas foram feito pensado em Performance e faz com que o WP ROCKET não consiga entender perfeitamente e o final fica sendo desastroso.

Mas entenda, isso não tem nada a ver com o WP ROCKET ele funciona Perfeitamente, o que não funciona em muitos os casos são os temas que em sua grande maioria das vezes não foram feitos pensado neste critério.

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 5

 

Como eu sei que meu tema é compatível com estas opções?

Muito simples, basta você ativar todas as opções nesta página e limpar o cache. Se o seu tema não QUEBRAR, ficar todo desconfigurado é porquê o seu tema é compatível.

Mas se ele quebrar, logo você precisará ir desativando uma a uma até que ele fique certo.

Agora vamos entender o que cada uma das opções fazem.

Minify HTML:

Ao marcar esta opção o WP ROCKET irá otimizar o o HTML do seu site, removendo comentários e espaços em brancos fazendo com que sua página fique menor e com isso um pouco mais rápida.

Combine Google Fonts

Ao marcar esta opção o WP ROCKET irá otimizar as fontes do Google, se você estiver usando várias fontes, ele irá (Concatenar) em um único arquivo, logo o servidor não terá que fazer requisições ao Servidor do Google.

Otimizar a entrega do CSS

Ao marcar esta opção o WP ROCKET irá procurar qual é o CSS mais importante do seu site, o CSS mais importante é o CSS que faz o primeiro carregamento o que começa a desenhar o seu site. Geralmente é o Style.css que é o arquivo obrigatório do WordPress.

Minify Javascript Files

Ao Marcar esta opção o WP ROCKET irá comprimir o Javascript, removendo espaços, comentários e código repetido e é aqui que mora o perigo, quando ele faz isso, se o código do tema não for claro e otimizado, ele irá quebrar.

Load Javascript Deferred

Ao marcar esta opção, o WP ROCKET irá atrasar o carregamento do javascript. Como eu disse o Javascript é responsável pelo dinamismo do seu site, ele em muitos casos não é responsável por desenhar o seu site, logo eu posso adiar o seu carregamento máximo possível.

Otimização de imagens e vídeos

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 6

Eu disse que seu site é formado por HTML, CSS Javascript, PHP e MYSQL Certo?

Mas ele também é formado por Imagens e vídeos.

E o WP ROCKET também tem uma área exclusiva para otimizar esta parte, vamos entender cada uma das opções acima.

Antes de entrar nas opções, eu quero te explicar uma coisa, lazy load.

O que é Lazy Load?

Lazy Load significa atraso de carregamento. Lembra do atraso do carregamento do javascript? Nós também temos o atraso para imagens e vídeos.

As 2 primeiras opções (Permitir para Imagens e Permitir para vídeos) Irá atrasar o carregamento de imagens e vídeos no seu site.

Lembre-se sempre: O objetivo final deste processo é tornar o seu site mais rápido, então qualquer ferramenta que fará com que ficamos mais perto do objetivo será muito bem vinda.

Não leve para o lado pessoal, algumas pessoas odeiam ver as imagens sendo carregadas de forma atrasada e acabam dizendo que o site está lento, mas isso não tem absolutamente nada a ver. O Lazy Load é uma ferramenta poderosa e o seu objetivo é justamente este, atrasar o carregamento dos objetos para que as informações mais importantes sejam carregadas.

EMOJIS

Você provavelmente envia um monte desses todos os dias no WhatsApp. Rostinho feliz, rostinho triste, coraçãozinho etc.

Os Emojis fazem parte do nosso dia a dia no WhatsAPP e nas redes sociais no entanto nos sites eles não servem para absolutamente nada.

Logo essa opção tem por objetivo desativar os javascript que desenham os Emojis, afinal é menos 1 arquivo para ser processado.

Embeds

Ao marcar esta opção o WP ROCKET irá atrasar o processamento do seus objetos. Mas qual é a diferença entre esta opção é a primeira?

É que esta opção trata de arquivos de terceiro, um exemplo disso são os vídeos do Youtube do vídeo ou os iframes de plataformas de email marketing.

Pré Carregamento

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 7

O nome já é bem sugestivo, pré carregar, isso significa que o WP ROCKET vai deixar algumas informações que você já irá usar em algum momento pré carregada em cache, fazendo com que o servidor já tenha essas informações prontas.

Mas quais informações são essas?

Vamos a um exemplo:

No seu site há 2 vídeos do Youtube certo? logo você precisará fazer uma requisição ao servidor do youtube para baixar os vídeos.

Se você já sabe que vai precisar ir lá porquê já não deixar essas informações pré carregadas ?

É isso que a opção de DNS Prefetch faz, nesta opção você irá listar os domínios EXTERNOS que você utiliza.

Alguns domínios clássicos que a maioria usa:

google.com

facebook.com

Youtube.com

Vimeo.com

Entre outros. Esta é uma opção avançada, para entender a sua utilização eu recomendo que você cadastre-se ao lado para ver o vídeo completo.

Regras avançadas do WP ROCKET

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 8

Agora vamos ver como funciona as regras Avançadas do WP ROCKET.

Essas opções no geral servem apenas para 1 coisa. Para você dizer em quais páginas e arquivos você quer que o WP ROCKET não faça cache.

Lembra do CSS e JS que geralmente são os causadores de problemas?

Então uma saída seria você inserir as Urls detes arquivos na caixa, uma por linha.

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 9

Você também pode ignorar os caches de Cookies e de determinados tipo de navegadores.

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 10

A última opção serve para você inserir os parâmetros de String de URL, toda URL que contém o ? exemplo: www.seusite.com.br/teste?123

Alguns temas e plugins adicionam as query strings para fazer um trabalho interno. Logo se este for o seu caso basta inserir o nome das query strings, não é preciso adicionar toda URL, no nosso exemplo seria apenas o ?123.

Otimização de Banco de Dados

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 11 WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 12

Esta opção é uma verdadeira Obra de Arte.

Ela basicamente Limpa e otimiza o seu banco de dados.

Revisões: Elimina todas as revisões que você tem no seu site. Afinal você não vai precisar delas.

Rascunhos automáticos: Quando estamos escrevendo um conteúdo seja ele no Blog ou na página o WordPress salva automaticamente cópias automáticas para sua segurança, no entanto ele não as remove depois e é isso que esta opção faz, ela remove todas as cópias de segurança que são geradas automaticamente pelo WordPress.

Não se preocupe você não vai precisar delas.

Trashed Posts: Trash do Inglês significa Lixeira ou seja esta opção vai excluir todos os posts que já estão na lixeira. Lixo é lixo né?

Comments Cleanup

Esta opção irá Limpar os comentários (SPAN e Lixo) e também irá otimizar os publicados.

Transients CleanUp

Esta opção irá limpar e otimizar os transients no WordPress. Transients são opções temporárias geradas muitas vezes por temas e plugins. No entanto você não precisa delas depois que você instala e configura tais temas e plugins.

Database Cleanup

Esta opção irá limpar e otimizar o seu banco de dados deixando ele mais rápido. Não se preocupe nada importante será removido.

Automatic CleanUp

Esta opção fará com que o WP ROCKET execute as opções acima em algum horário agendado por você ou seja você não precisará fazer isso de forma manual.

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 13

CDN – É uma rede de distribuição de conteúdos ou seja,o seu objetivo é fazer com que o seu site carregue ainda mais rápido.

Para te explicar como isso funciona e sua importância, terei que entrar em assuntos um pouco mais técnico, mas você irá gostar.

Protocolo HTTP e HTTP2

Os protocolos HTTP 1 e 2 são responsáveis pela conexão ponta a ponta entre você e o servidor, quando você acessa um site, uma requisição é disparada para o servidor onde o seu site está e é solicitado a ele os dados do site, dados como: Imagens, CSS, JS, HTML, imagens etc.

O protocolo HTTP precisa transportar cada um desses conteúdos até o seu navegador para que seja (Renderizado) o site em questão.

No entanto o protocolo HTTP no caso a versão 1, ela foi escrita a muito tempo atrás e é muito limitada, ela só consegue transportar 6 arquivos por requisição ao servidor ou seja, se você tiver por exemplo 18 arquivos para formar o seu site, ela precisará abrir 3 requisições, geralmente cada requisição leva em média 100ms para ser concluída, neste nosso exemplo só de requisição já foram 300ms.

O interessante e o que torna os sites lentos não são só isso, e o fato de que enquanto os 6 itens estão sendo baixados para o seu navegador os outros 6 estão sendo atrasados ou seja ele só começara a baixar os próximos 6 após os primeiros 6 estiverem 100% concluídos.

Quanto mais arquivos você tem, mais lento fica neste protocolo.

Agora você consegue entender quando os especialistas falam. Fulano você precisa reduzir a quantidade de arquivos do seu site.

Mas pera aí…. e o protocolo HTTP2? Onde ele entra na história?

Certo, como eu havia dito o protocolo HTTP 1 foi escrito a muito tempo atrás, e devido a suas limitações nasceu o HTTP2 que resolve o problema de limitação de quantidade de arquivos.

O protocolo HTTP2 é capaz de baixar várias arquivos ao mesmo tempo, com isso seu site fica muito mais rápido, já que este protocolo é mais veloz, moderno e suporta o download de dezenas de arquivo simultaneamente.

Flavio então eu quero usar o protocolo HTTP2 tudo bem?

Infelizmente não é assim que funciona, o protocolo HTTP não esta no seu computador ou no seu site WordPress, ele esta dentro da hospedagem que você contratou ele faz parte do serviço da sua hospedagem, por esse motivo que eu falo muito da importância de você ter uma hospedagem para WordPress.

Se sua hosting não tiver o protocolo HTTP2, nem adianta você pedir para instalar, pois o processo também não funciona de forma simples, aqui a dica é mude para uma hospedagem para WordPress. Nos temos um post onde nós indicamos algumas opções para você.

Agora voltando a imagem acima, o que isso tem a ver com CDN?

Absolutamente tudo: Se você sabe que o Protocolo HTTP 1 que esta presente em 80% das hospedagens tradicionais só suporta 6 requisições por vez, uma saída encontrada é criar sub domínios diferentes para servidor os arquivos do nosso site.

Eu não disse mas o protocolo HTTP 1 faz 1 requisição para cada domínio ou seja se você tiver 10 domínios servindo seus arquivos de CSS e JS ele terá seu carregamento acelerado em pelo menos 10x.

Minha hospedagem não tem o protocolo HTTP 2 o que eu faço?

Simples, utiliza o CloudFlare. Ele fará isso para você. Lembra que eu disse que o Protocolo HTTP esta configurado na tecnologia?

Heartbeat Control

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 14

Lá no início eu disse sobre a diferença de Plugin de cache gratuito X pago você se lembra?

Digo isso pois no passado o WP ROCKET não tinha a opção de HeartBeat control logo a solução seria instalar um plugin de terceiro para suprir a demanda, no entanto a ferramenta evoluiu e eles a incorporaram dentro do WP ROCKET.

Mas afinal o que é Heart Beat Control?

HeartBeat do inglês é batimento do coração. Mas você não quer saber disso né?

Vamos lá: O WordPress consiste basicamente de:

1 – Temas

2 – Plugins

3 – Core do WordPress

Ambos precisam de atualizações constantes.  O mais grave na equação aqui são os plugins, pois estes sempre vem em grandes quantidades, quanto mais plugins você tem mais perigoso fica.

Como assim perigoso?

Como Eu disse todos os itens precisam de atualização. Agora imagine o seu servidor processar a atualização de 50 plugins?

Ele vai pirar com tamanha quantidade de requisição certo? Agora imagine ele tentar fazer isso várias vezes durante o dia?

Eu já vi sites saindo do ar com 10 plugins sendo atualizados simultaneamente, imagine 50? risos.

O WordPress não é inteligente o suficiente para saber quando e qual a melhor forma de fazer o processo de atualização de tudo, logo ele faz do seu jeito, e nunca é o melhor.

O papel do Heartbeat é controlar o processo de solicitação de atualização, como você pode ver na imagem, as configurações estão setadas para reduzir a atividade do Heartbeat, isso significa que agora ele não fará o processo simultaneamente e a todo momento, será gradativo e organizado.

Esta opção ela não tem impacto na performance do seu site, mas tem impacto direto na saúde do seu servidor de hospedagem, pois em um momento de pico de acesso, a última coisa que você quer é que o WordPress comece a atualizar os temas e plugins.

Add Ons do WP ROCKET

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 15

ADD Ons São complementos Extras. Essas opções foram adicionadas nas últimas versões do WP ROCKET.

Google analyitcs: Este add on transforma o Google Analytics externo em um arquivo interno para que o WP ROCKET possa fazer cache do Código do Google Analytics.

Para você ter uma ideia, muitos usuários do WordPress quando estão fazendo otimização de Performance não consegue passar por essas barreira por desconhecer esta técnica.

Pixel do Facebook

Ela funciona igual ao Google Analytics.

Varnish

Varnish é um tipo de sistema de cache a nível de servidor, essa opção só funciona se o seu servidor tiver o varnish instalado.

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 16

CloudFlare: Esta opção habilita a compatibilidade do WP ROCKET trabalhar junto com o CloudFlare.

Sucuri: Esta opção depende da API paga do Sucuri. Ela basicamente elimina os resíduos de cache do Sucuri.

Ferramentas

 

 

 

 

 

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 17

Aqui estão algumas ferramentas que você pode se interessar.

Export Settings: Você pode exportar todas as suas configurações do WP ROCKET para utilizar em outro site, com isso você ganha tempo na configuração do próximo site.

Import Settings: Aqui você importa as opções exportadas

RollBack: Esta opção serve para você voltar com uma versão do plugin anterior.

WP ROCKET ou W3 total cache?

Nesta altura do campeonato você deve esta se perguntando:

WP ROCKET ou W3 total cache?

WP ROCKET ou WP Super cache

WP ROCKET ou Hiper Cache

Para te provar o real poder o WP ROCKET, veja a imagem abaixo.

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 18

Na primeira coluna, listamos as funcionalidades dos Plugins de cache para WordPress.

Na segunda Coluna Vem o WP ROCKET Seguido por Hiper Cache, super cache e W3 total cache.

Agora eu te pergunto: Qual é o melhor plugin de cache para WordPress de acordo com a imagem acima? Qual plugin te da mais opções?

Não resta dúvidas, que o WP ROCKET é o melhor plugin de cache para WordPress da atualidade, seu poder se deve ao fato de que a equipe que cuida dele esta em constante evolução e antenada com as mais recentes tecnologias de performance para WordPress.

Se você esta procurando uma opção de plugin de cache para WordPress você deveria considerar o WP ROCKET.

Porquê eu devo usar um plugin de cache?

Para deixar o seu site mais rápido. Site rápido significa mais visitas, mais tráfego, logo mais vendas. Simples assim.

WP ROCKET - Tutorial do Melhor Plugin de cache para WordPress 1

Fechar Menu