Blog

Intranet Corporativa no WordPress

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 17/01/2022
Intranet Corporativa no WordPress
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Um tema muito importante para qualquer empresa é a Intranet Corporativa, mas ainda há várias delas que não atentam-se a isso e acabam para trás dos concorrentes.

Mas o que é, afinal, uma intranet? E quais são as melhores opções em termos de softwares para essa finalidade?

Para saber tudo sobre o assunto, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O que é uma intranet Corporativa?

A primeira coisa que nós iremos ensinar aqui é: o que significa uma intranet?

Uma intranet trata-se de uma rede de computadores que é bastante similar à internet tradicional, entretanto, o uso dela ocorre de maneira exclusiva por uma determinada organização.

Isso significa que apenas os computadores daquela empresa é que vão poder acessá-la.

Essa é uma tecnologia muito boa porque traz a possibilidade de uma comunicação facilitada, rápida e eficiente dentro de um mesmo departamento, com a presença de todos os colaboradores daquela empresa.

Assim, uma empresa que possui vários departamentos pode trocar informações entre eles, o que garante que todos os colaboradores possam ter acesso a elas de maneira eficaz.

Além disso, como dito, é possível haver a comunicação de maneira direta de cada departamento entre os próprios colaboradores.

A intranet deve sempre ser concebida considerando todas as necessidades que cada empresa ou cada organização possui, ao nível de serviços que precisam ser implementados.

Com isso, a intranet então vai ser criada por quem é da parte de informática da empresa, mas isso de acordo com um determinado projeto que considere todas as necessidades de todas aquelas partes que compõem a empresa.

[bsa_pro_ad_space id=1]

A intranet corporativa

A intranet corporativa pode ser descrita como um canal digital através do qual as empresas terão a possibilidade de comunicar-se com os seus colaboradores de maneira direta e mais fácil.

Entretanto, hoje ela tem uma responsabilidade que é bem maior do que somente atuar como um portal para que comunicados sejam publicados para os funcionários.

A intranet já tem hoje um papel bastante estratégico para as organizações em geral, pois ela permite que se consiga potencializar a produtividade da empresa, aumentar sua competitividade e a capacidade de inovação.

Além disso, esse tipo de canal ainda promove uma maior inteligência organizacional e gera um maior engajamento dos colaboradores junto à empresa.

Tudo isso se torna possível pelo fato de que a intranet corporativa é uma espécie de canal orgânico, que é fluido, convergente e com foco nas pessoas, então a funcionalidade do canal é muito mais do que apenas comunicação interna.

Intranet Corporativa: Para que é que serve?

A intranet corporativa serve como se fosse uma rede particular de computadores e que faz uso de protocolo de comunicação sob o nome de TCP/IP, que é igual ao utilizado na internet.

A maior diferença entre internet e intranet é que a intranet é pertencente somente a uma empresa ou a uma organização, e é usada apenas pelos funcionários dela.

Além dos funcionários, ainda há a possibilidade de que pessoas externas que estejam autorizadas possam acessar também essas informações.

Assim, uma empresa possui um site que está disponível para que qualquer pessoa possa utilizá-la e fazer pesquisas, encomendando produtos, por exemplo, e outro site voltado somente para os funcionários.

Com esse entendimento, fica mais fácil entender para que é que serve uma intranet corporativa, o que inclui o porquê de ela ser considerada como uma espécie de “internet interna”.

Através delas, todos os microcomputadores que estão localizados de maneira remota em uma filial podem ter acesso ao conteúdo disponível nos servidores presentes na matriz da empresa.

As empresas fazem uso de um recurso que é conhecido como firewall, pois isso ajuda a evitar a intrusão de pessoas não permitidas dentro da rede privada da empresa.

O firewall é composto pelos microcomputadores que contam com um software que é especial para a filtragem do acesso à rede.

Cada vez mais se observa como as intranets têm tido sucesso com as empresas, sendo pouco a pouco utilizadas para substituir as redes locais, que fazem uso de protocolos fechados, por conta do custo de implementação mais baixo.

6 Softwares de intranet corporativa

Uma empresa deve contar com um bom software de intranet corporativa, e como há muitas opções disponíveis, é normal haver dúvidas sobre qual a melhor para utilizar.

A seguir, serão mostrados alguns excelentes softwares de intranet para que se possa avaliar e escolher aquela que seja mais adequada para a empresa.

[bsa_pro_ad_space id=1]

1 – Discord

O primeiro software de intranet corporativa que será falado aqui é o Discord, que cada vez mais é mais popular entre as empresas.

Esse software trata-se de uma ferramenta utilizada para comunicação online via áudio, vídeo ou, o que é mais comum, texto.

A plataforma foi criada primeiramente com o objetivo de facilitar mais a interação do público gamer, pois oferece uma enorme opção para as comunidades criarem canais que tornem mais facilitada a comunicação.

Essa é uma ferramenta que oferta muitas funções para criação de servidores, sejam eles privados ou públicos, nos quais as pessoas possam compartilhar os mesmos interesses e se unam.

Além da comunicação, é importante também para compartilhar experiências, e no momento de criar uma comunidade no Discord, é possível fazer a configuração de funções para moderadores e para administradores.

Já é possível usar o Discord como aplicativo para dispositivos móveis, mas também na forma de site em Mac e em Windows, além de ser possível baixar o app nesses computadores.

E para quais tipos de empresas esse software é indicado?

Ele pode ser utilizado por qualquer empresa ou pessoa que deseje realizar a comunicação online através de diversos formatos, como áudio, texto e vídeo, apesar de ainda ser mais comum para os gamers.

 

2 – Slack

O Slack é um outro ótimo software para ser utilizado para intranet corporativa, sendo uma plataforma online.

Ela permite que seja realizado um bom trabalho colaborativo entre as mais diversas equipes da empresa.

Os workspaces existentes dentro dessa ferramenta sempre são formados pelos canais, sejam eles públicos ou privados, a partir dos quais todos os membros das equipes podem vir a comunicar-se e realizar o compartilhamento de arquivos.

Todos esses canais de workspaces a empresa pode criar de maneira que atenta às necessidades mais específicas que uma determinada empresa possua.

Todas aquelas mensagens e os documentos que forem compartilhados dentro dos canais públicos do Slack vão ficar armazenados dentro dessa ferramenta.

Com isso, qualquer pessoa que participe desses canais podem fazer pesquisas e acessar essas mensagens e documentos quando for necessário, de acordo com o plano que a empresa contratou.

O Slack é um software que pode vir a ser conectado com diversos aplicativos e ferramentas, como é o caso do calendário, das redes sociais e ferramentas de automação de vendas e gestão de projetos.

É possível acessar essa plataforma tanto na versão gratuita quanto naquela que é paga, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada empresa.

No caso da versão gratuita, a empresa poderá acessar recursos que são restritos, como é o caso da visualização e da pesquisa limitada das mensagens armazenadas.

O tamanho do armazenamento de arquivo também é limitado, com um máximo de 5 GB e é possível instalar um total de 10 aplicativos pertencentes a terceiros.

Por outro lado, há alguns recursos que são avançados e o usuário pode ter acesso em três planos, que são os seguintes:

 

  • O plano padrão, voltado para empresas que sejam de pequeno e de médio porte
  • O plano plus, indicado para empresas de maior porte ou que queiram ferramentas administrativas bem mais avançadas
  • O plano enterprise grid, que é voltado para as empresas que sejam grandes ou com setores que sejam altamente regulamentados

 

3 – SimbioX intranet

Essa é mais uma excelente solução para quem precisa trabalhar com a intranet corporativa, sendo que ela é uma opção colaborativa que ajuda a engajar, a integrar os colaboradores e ainda centralizar a comunicação da empresa.

Com isso, toda a comunicação interna entre colaboradores e administradores fica a cargo desse software, o que torna tudo mais fácil.

A SimbioX intranet permite que sejam compartilhadas informações e documentos por meio dele, como aqueles voltados para eventos, notícias, aniversariantes, e outros mais.

Além disso, ela ainda possibilita que seja realizada a automação dos processos através do Workflows, que é o reembolso das despesas, como no caso de assinaturas digitais, o reduz tempo e também custos desnecessários.

E para quem esse tipo de software é indicado?

Ele é voltado para as empresas de pequeno e médio tamanho, que querem engajar e aumentar bastante a comunicação entre os colaboradores.

Toda a administração desse software deve ser realizada pelos departamentos de Recursos Humanos e Marketing de uma empresa.

 

4 – MMcafe

Mais uma dica de software de intranet corporativa é o MMCafé Portal, que trata-se de uma solução que é modular, ou seja, ela permite que sejam criados projetos diversos com os layouts mais sofisticados.

Tudo isso pode ser realizado através da MMCafé ou ainda pela agência digital que trabalhe com ela e atenda o cliente.

E para quem essa solução é indicada?

Ela é voltada para os gerentes de recursos humanos, de tecnologia de informações ou marketing para indústrias, bem como para escritórios, para empresas de call centers ou de varejo que possuam vários colaboradores.

5 – Altiar

O Altiar é mais uma solução de intranet corporativa que permite que os usuários possam conectar-se de maneira bastante rápida a todas as informações que eles precisem.

Dessa maneira, as organizações conseguem melhorar bastante o seu desempenho e a sua competitividade, o que as leva a um outro patamar no mercado.

Isso porque o Altiar oferece para os usuários as ferramentas que são direcionadas para auxiliá-los na descoberta dos conteúdos.

Além disso, a empresa ainda oferece para o usuário uma forma bastante poderosa de ele conseguir promover e compartilhar todo o conhecimento dentro da sua organização ou empresa.

Não importa qual seja a maneira pela qual os dados sejam estruturados, essa ferramenta sempre libera o verdadeiro potencial da empresa, o que transforma o site dela em um portal completamente otimizado.

E para quem é que essa ferramenta é indicada?

O uso dela é ideal para as empresas ou agências de marketing, que podem beneficiar-se muito com seu uso.

6 – Intranet Corporativa no WordPress

O WordPress é um CMS, plataforma ou sistema de criação de conteúdo, de alta qualidade e por isso mesmo é que a maioria dos sites e blogs da atualidade são criados dentro dele.

Entretanto, esse é um sistema que não foi desenvolvido com o objetivo de se desenvolver a intranet.

Apesar disso, há sim a possibilidade de que isso seja feito, devido aos diversos recursos que estão disponíveis para criar uma intranet, mesmo que a empresa tenha um porte grande.

Não há também como você conseguir isso apenas instalando os mais diversos plug-ins com o objetivo de ir incluindo as mais diferentes funcionalidades.

Os recursos precisam ser aplicados de maneira bastante estratégica e de uma forma que não ocasione problemas na plataforma.

Por conta disso, fica claro como é possível fazer uso do WordPress na criação da intranet corporativa pela empresa, de acordo com os objetivos e as necessidades de cada organização.

O que é possível fazer com uma intranet Corporativa dentro do WordPress?

Uma dúvida que quem deseja criar uma intranet corporativa dentro do WordPress possui é sobre qual seria as possibilidades de uso desse canal na plataforma de conteúdo.

O WP pode ser utilizado, em diversas situações, como um servidor local responsável por conectar os computadores locais, ao mesmo tempo em que funciona como um ponto de conexão para uso da internet.

A configuração proporciona uma enorme flexibilidade, visto que tanto os usuários internos quanto os externos vão poder ter acesso direto aos mesmos recursos presentes na empresa.

Assim, seria como se a empresa tivesse um site próprio interno que fosse voltado especificamente para os usuários locais.

Qualquer pessoa poderia, desde que conectada diretamente à uma rede comercial, observar este site, entretanto, quem estivesse conectado na internet não ia poder ter acesso.

Já no caso do extranet, ela é uma conexão existente entre uma intranet e a internet, então pessoas que são externas poderiam acessar o WordPress no próprio servidor, mas apenas se a empresa der a permissão.

É importante haver uma boa configuração de segurança para evitar que a intranet corporativa criada pela WordPress apresente algum tipo de problema e seja invadida por quem não se deseja que esteja conectado.

[bsa_pro_ad_space id=1]

E por que ter uma intranet WordPress?

Mas afinal, com tantas opções como as que foram vistas aqui nesse site, por que optar por uma intranet corporativa no WordPress?

Uma intranet local é, hoje, uma das melhores opções para que seja possível negar o acesso para os recursos presentes no mundo externo de maneira indefinida.

Isso é capaz de ajudar as empresas a protegerem-se de maneira eficaz contra a ação dos hackers e o roubo de dados corporativos.

Não são as intranets que são totalmente localizadas, sendo que há algumas delas que podem ser acessadas diretamente pela internet pública.

Em geral, isso seria o ideal, pois permitiria que os funcionários pudessem acessar os recursos da empresa disponíveis no exterior.

Esse é um tipo de situação que ajuda a tornar mais fáceis todas as práticas comerciais que forem externas, de uma maneira eficiente e rápida.

O WordPress trata-se de um sistema que é muito fácil de ser utilizado por quem não tem nenhum conhecimento no assunto.

Ele ainda promove uma aparência de site para a empresa, pois poderá abrigar tudo, indo desde os documentos até memorandos empresariais, por exemplo.

Tudo isso ajuda a mostrar o porquê de ser melhor optar pelo WordPress para a criação de uma intranet corporativa de alta qualidade e segura.

Serviço de Intranet Corporativa da Escola Ninja WP

O melhor que qualquer empresa pode fazer é contratar um serviço para criação de uma intranet corporativa.

Isso vai tornar bem mais fácil que seja possível criar um canal que esteja exatamente de acordo com aquilo que a empresa necessita, personalizando todos os pontos referentes a ela.

Para isso, é essencial também contar com uma empresa especializada nesse tipo de serviço, o que vai garantir uma intranet de qualidade e que funcione de forma bastante segura.

A dica é sempre contar com a Escola Ninja para realizar esse serviço e ter a certeza de que a sua intranet não vai apresentar nenhum problema e que será de alta eficiência para a comunicação dentro da empresa.

[bsa_pro_ad_space id=1]

Conclusão

Como visto aqui, a intranet corporativa é um tipo de canal muito importante para a comunicação interna de uma empresa, o que vai gerar maior eficácia para que ela funcione adequadamente.

Neste texto, foi visto o que é uma intranet, além também de alguns softwares que são muito eficazes para quem quer criar uma intranet, mas sem 100% de segurança e eficácia.

A melhor dica é sempre contar com a Escola Ninja para criar a intranet da empresa, pois isso permitirá um canal completamente personalizado para as necessidades e objetivos da organização.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é uma intranet corporativa?

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.