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Landing Page - Guia completo [ 2020 ]

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 21/05/2020
Landing Page - Guia completo [ 2020 ]
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Talvez, você já conheça inúmeros termos do marketing digital como SEO, Copywriter, e funil de vendas. Mas há ainda, outros termos que podem ser muito úteis para o seu negócio, como é o caso da landing page.

Ela é uma das inúmeras ferramentas de conversão do marketing digital, que é capaz de transformar o processo de venda em algo muito mais produtivo, e efetivo.

Para descobrir mais sobre como utilizar essa técnica, seus benefícios e como ela funciona, é preciso compreender um pouco mais sobre o marketing digital, e colocar algumas dicas em prática.

Se você tem interesse em descobrir quais são essas dicas, e como funciona uma landing page, continue com a leitura desse artigo até o final!

Landing Page

O que é landing page?

Uma landing page é uma página totalmente voltada para a conversão.

De uma maneira explicativa e dinâmica, podemos dizer que as landing pages são aquelas páginas que abrem automaticamente quando você visita um site, e elas pedem seu nome e e-mail em troca de um conteúdo gratuito de qualidade.

Por isso, elas são tão fundamentais para o trabalho de conversão e trabalham como aliadas do funil de vendas.

Com todas as etapas propostas no funil, é necessário focar em oferecer a melhor experiência para o usuário, que passa por todo o processo da compra, desde o início da consciência até o momento da decisão da solução do problema.

Com a landing page, você consegue transformar um visitante do seu site ou blog em um lead, por exemplo.

Por ter fornecido seu nome e e-mail, ele demonstrou interesse em ter mais acesso ao seu conteúdo através desse fornecimento de informações que você o propôs.

Suas chances de se tornar um cliente efetivo, são muito maiores do que as de uma pessoa que apenas entrou no site e não ofereceu seus dados.

A partir dali, dessa primeira conversão proporcionada pela landing page, esse potencial cliente passará para a próxima fase do funil, até chegar no momento da compra.

 

A relação entre uma landing pages e as oportunidades de negócio

Antes de falarmos sobre a relação entre landing pages e as oportunidades de negócio, vamos compreender qual é a importância delas no marketing digital.

A resposta é simples: elas têm a única função de conversão. Nada mais.

Ou seja, uma landing page só serve para gerar leads, e por isso são tão importantes e simples.

Com o objetivo focado, e uma estratégia delimitada por um mecanismo tão simples como uma página de inscrição, as landing pages podem ser grandes aliadas para os seus negócios.

Os leads são vistos como fundamentais para o funil de vendas, pois representam pessoas que deixaram de ser apenas visitantes do seu site, e se tornaram potenciais clientes com capacidade de compra.

Muitas pessoas não oferecem seus dados por não terem interesse em no produto que estão conferindo, então as que fornecem e-mail acabam se tornando uma grande esperança para o empreendedor.

Como o funil é inteiramente interligado, todas as suas funções são dependentes entre si. Então, para chegar ao fundo do funil, a pessoa precisará ter passado pelo topo e pelo meio.

Por isso, as leads são tão faladas. Elas são o próximo passo do funil, que está se preparando para avançar em direção à última etapa.

Com as informações do seu potencial cliente, você poderá:

 

 

  • Compreender melhor quem são as pessoas que acessam seu site, seu nome, características e idade
  • Proporcionar ao seu time de vendas muito mais chances e oportunidades, que podem ocorrer a qualquer hora, transformando qualquer momento em um bom momento para vendas
  • Construir mais empatia e um relacionamento mais firme com ele

 

 

Por que landing pages são tão fundamentais em uma estratégia de marketing?

Considerando que uma landing page só oferece uma única função, é bastante óbvio definir sua importância e seu maior foco no marketing digital.

Porém, elas têm um significado muito maior, e podem representar muito mais em uma estratégia de marketing, do que se espera, pois além de serem excelência em sua função de conversão, também são responsáveis por:

Facilitar o Lead Scoring do seu site

Leads já são clientes em potencial, ou seja, pessoas que deixaram de ser meros visitantes, e hoje apresentam grandes chances de se tornarem clientes.

Mas, ainda existem as leads que são ainda mais potenciais na questão probabilidade de se tornar cliente.

O Lead Scoring fornece priorização entre os leads, mantendo mais perto, aqueles que têm maior tendência em gerar vendas para o seu site.

Isso pode ocorrer através dos dados pontos para cada tipo de contato, e suas ações de acordo.

Ou seja, se esse visitante apresentar um interesse em conversão de fundo de funil, ele provavelmente apresentará muito mais chances de se tornar um cliente, do que um mero visitante do seu site, que mal fornece informações.

 

Segmentar todos os seus contatos

A segmentação dos seus contatos é uma ótima tática para pessoas que trabalham com mais de um produto ou serviço, e por isso, necessitam de mais de uma persona por negócio.

Através da landing page e suas perguntas, você terá acesso a todas as informações pertinentes para criar um perfil correto, e direcionar o seu contato para o melhor produto.

 

Diminuir  seu custo de aquisição de cliente

A utilização de landing page é uma das maneiras mais baratas de criação de oportunidade para o seu empreendimento.

Além disso, ela também é uma maneira muito mais rápida e eficiente de obter acesso à informações primordiais sobre o tipo de usuário que acompanha seu site, e que tipo de lead você tem gerado.

Imagine, quantas horas de ligação seria necessário para conseguir todas as informações que algumas perguntas em uma landing page são capazes de conseguir?

Ela elimina todo o processo de apresentação, estruturação de uma conversa e necessidade de explicação, pois oferece serviço de qualidade em troca de alguns dados.

Ou seja, ela fornece uma amostra de um material que você foi procurar, e consequentemente tem interesse, e em troca pede alguns dados.

Com o tempo, esses dados se transformarão em e-mails ricos e cheios de informação interessante sobre o assunto, que poderão ser de extrema importância, e que ajudarão para que o processo de venda seja efetuado.

Quais são os elementos principais de uma landing page?

Sabendo tanto sobre como funciona uma landing page, é preciso colocar em prática todo esse conhecimento e conquistar aquilo que ela se propõe a fazer: conversões.

Então, vamos aprender agora sobre os elementos que são considerados essenciais e indispensáveis para que uma landing page funcione e cumpra seu papel.

Confira os elementos abaixo:

Oferta

Por mais incrível visivelmente que seu site seja, e por maior que seja a quantidade de conteúdo que ele ofereça, nenhum visitante irá fornecer dados a troco de nada.

Para que haja uma oferta, é preciso que haja uma demanda e essa oferta precisa compensar a proposta.

Em outras palavras, para que a sua landing page tenha sucesso e você consiga conversões, e não fechamentos de páginas, você precisa oferecer um conteúdo de qualidade em troca dessas informações.

Você pode ofertar e-books, webnários, e etc.

Fale com autoridade sobre o assunto e ofereça algum conteúdo gratuito que possa realmente mudar a vida dessa pessoa. Mantenha o foco em proporcionar a ela uma boa experiência, e não em empurra-la para o fundo do final.

O mais importante é o caminho da venda, e como ela será vantajosa para o cliente. O valor financeiro precisa ser o último a imprtar nesses casos, mesmo que ele seja necessário, pois só assim você conquistará clientes fieis.

 

Título

Não se esqueça, que o funil de vendas é um processo e que esse processo precisa ser contínuo, caso contrário a venda não ocorrerá, o cliente não terá uma experiência satisfatória e seu negócio não terá irá fluir.

É importante falar sobre isso, pois muitas pessoas utilizam títulos extremamente chamativos, mas que não oferecem o real conteúdo da landing page.

Atitudes assim, acabam com a credibilidade do profissional, que acaba não conseguindo se sustentar por muito tempo no mercado ou que acaba convertendo um número de clientes infinitamente menor do que seria capaz de produzir da maneira correta.

Forneça então, um título que seja atrativo, mas também realista em comparação com o que conteúdo que você tem a oferecer.

 

Call to action

Calls to action, ou chamadas para ação, são frases que são utilizadas para induzirem o usuário a realizar algo no site.

Normalmente, elas são frases no imperativo e indicam uma direção a ser tomada, como:

 

 

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Descrição

Existem inúmeras pessoas que ignoram o processo de criação de uma descrição de landing page, mas a necessidade dessa descrição vem muito mais do tipo de persona a quem você está se referindo do que ao processo, propriamente dito.

Ela não é obrigatória de maneira completa e explicativa, mas caso você opte por não utilizar, deixe bem claro nos outros elementos do que se trata para evitar qualquer tipo de mal entendido que possa prejudicar suas conversões.

Caso você deseja usar, apenas utilize palavras simples e objetivas e fale sobre o valor que aquela oferta pode agregar na vida do usuário.

Como Criar Landing Page

Conteúdos visuais

Você sabia, que existem estudos que comprovam que pessoas têm muito mais tendência a se interessar por produtos que se apresentam com conteúdos visuais, do que outros que apenas utilizam textos?

Por isso, a utilização desse tipo de conteúdo pode ser muito agradável, e facilitadora para o seu trabalho.

Pense então, em cores e formas que sejam interessantes para o seu tipo de público, e utilize uma apresentação impossível de ser ignorada.

Suas chances de conversão ao utilizar elementos visuais aumenta para 80%. Aproveite essa ferramenta a seu favor.

Formulário

Para o visitante, uma landing page não passa de uma página que pede algumas informações, enquanto o mais interessante está no produto que ela oferece.

Para você, a situação é oposta. O “pagamento” por esse conteúdo exclusivo vem justamente desses dados oferecidos por essa pessoa, que agora se torna uma lead.

Através dele, você poderá compreender melhor quem é o tipo de visitante que você recebe, e montar uma persona muito mais real e fiel.

 

Que tipo de informação é necessária para criar um bom formulário de landing page?

Todo tipo de informação pode ser estratégica e necessária ou apenas relevante, tudo vai depender do seu foco.

O foco da landing page é conversão, mas você pode escolher informações que irão ser solicitadas através dela que irão ajudar na formação da sua persona, e compreensão do seu público alvo.

Sendo assim, qualquer informação se torna importante, até mesmo quando é apenas nome, e e-mail.

Você também pode perguntar sobre idade, e etc.

Encontre as maiores necessidades de informação que o seu negócio precisa, e descubra como a landing page poderá ajuda-lo a alcançar a solução.

 

 

Boas ferramentas para criar landing pages

Com tanto conhecimento teórico sobre o que é, sua função e como funciona uma landing page, chegou a hora de iniciar seu método de conversão e colocar em prática o que aprendeu.

A partir de agora, você irá encontrar ferramentas capazes de auxiliar na criação da sua landing page, como:

WordPress

Poucas pessoas sabem disso mas o WordPress é uma das melhores ferramentas para se criar Landing Pages do mercado por vários motivos.

O primeiro é que ele é 100% gratuito, e o Segundo é que você tem o Elementor que é um Plugin muito poderoso para criação de sites e também criação de Landing Page.

Veja abaixo um vídeo nosso onde ensinamos a criar uma lading page com WordPress na prática.

Clique aqui para conhecer o melhor plugin para criação de landing Page para WordPress

RD Station

Essa ferramenta não foi criada no Brasil, ganhando vantagem em meio a outras opções, através de vantagens como o pagamento em reais, e não em dólar.

Além disso, é uma opção muito mais em conta, e oferecida pela Resultados Digitais.

Se sua empresa é de pequeno a médio porte, e você procura por uma ferramenta simples e prática, a RD Station é a sua melhor opção.

 

Hubspot

Essa ferramenta oferece administração de milhares de contatos, e é indicada para empresas de porte maior.

Ela oferece vantagens muito interessantes, como a possibilidade de utilizar outras ferramentas junto com ela.

Seu preço é cobrado em dólar, o que pode oferecer grande desvantagem em tempos de dólar nas alturas, mas se o seu caso é de um maior investimento, essa é uma opção excelente, que oferece riqueza de detalhes de leads e métricas.

 

Unbounce

Uma das maiores características da Unbounce é oferecer opções de landing page com design criativo e personalizado, além de otimização da ferramenta.

Você poderá utilizar os templates que já existem, ou até mesmo criar suas próprias artes para conversão de clientes.

Sua única desvantagem é oferecer o pagamento somente em dólares, além de apresentar um dos maiores valores do mercado.

 

Feliz Dia Do Amigo 9 1

A pessoa converteu, e agora?

Seu objetivo foi alcançado, e a pessoa deixou de ser uma mera visitante do seu site para se tornar uma potencial cliente, ou uma lead.

E agora?

Agora, você deve trabalhar com uma ferramenta chamada Thank You Pages.

Elas são páginas de agradecimento, que oferecem uma mensagem de gratidão, assim que o usuário conclui uma ação através de uma landing page.

A ideia dessas páginas, é comunicar ao usuário que sua ação foi efetuada com sucesso, e que ele tem importância para a marca, que deseja continuar mantendo contato por muito tempo.

Por isso mesmo, muitas empresas utilizam no funil de vendas, até o mesmo o pós venda, como forma de manter um bom relacionamento com o cliente, mesmo depois que ele efetuar a comprar, gerando fidelização.

 

Qual é a importância de uma Thank You Page?

Além da importância que você demonstra dar ao seu cliente pela ação efetuada, com um simples porém importante, obrigado, essas páginas tem muitas outras funções importantes.

Essas funções vão além do agradecimento,  e do bom convívio com os processos do funil de vendas dos seus potenciais clientes.

Elas também podem aumentar suas chances de realizar novas ofertas, como:

 

 

  • Novas oportunidades de direcionamento para outras landing pages, que oferecerão outros tipos de produto, e quem sabe uma nova persona
  • Novas oportunidades de levar o usuário de volta ao seu site ou blog

 

 

Vale a pena investir em landing page?

Agora, sabendo de maneira mais aprofundada sobre o uso de uma landing page e como ele funciona na prática, é muito mais fácil de responder à pergunta do titulo.

E a resposta, é que sim, com toda a certeza, vale muito a pena investir em uma boa landing page e no seu potencial de conversão para o seu site ou blog.

Através dela, você terá capacidade muito mais amplificada de converter novos visitantes em leads, além de conquistar novas informações a respeito do seu público alvo, podendo melhorar consideravelmente suas abordagens e apresentações.

Essa melhora irá trazer benefícios a todos os envolvidos: você e sua marca, que terão muito mais chances de crescer no mercado, pois a experiência do usuário será muito melhor aproveitada, considerando que suas soluções serão inspiradas em um público real.

Em outras palavras, a utilização da landing page irá trazer conversões e informações suficientes para que a sua marca possa se destacar muito mais no mercado, ao se direcionar de maneira adequada ao seu tipo de público.

Dessa forma, a probabilidade de construir uma marca sólida e que entende sua audiência será muito maior.

Ou seja, vantagem em todos os ramos!

 

Conclusão

Utilize agora, todo o seu conhecimento adquirido nesse artigo sobre landing page, e conquiste suas conversões!

Seu funil de vendas estará seguro, funcionando da melhor maneira possível enquanto sua marca alcança e conquista novos clientes com muito mais frequência!

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