Blog

GSuite Vale a Pena?

Flavio Henrique
Escrito por Flavio Henrique em 25/08/2020
GSuite Vale a Pena?
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gsuite Vale A Pena

Você já ouviu falar no termo Gsuite? Ou melhor, você utiliza os apps do Google?

Independente de qual tenha sido a resposta para essa pergunta, nesse artigo de hoje, você irá aprender um pouco sobre essas ferramentas disponíveis para facilitar a vida do usuário, e como você pode utiliza-las.

Talvez, você ainda não conheça todas as vantagens que elas podem oferecer para você e para a sua vida, e sendo assim, compreender um pouco melhor sobre sua utilização pode auxiliar, e muito, na melhora dos seus resultados diários.

Sendo assim, se você deseja entender melhor sobre Gsuite, e descobrir se ainda vale a pena ou não se utilizar da ferramenta, continue com a leitura do artigo.

O que é Gsuite?

Se você não sabe o que significa a palavra Gsuite, ou talvez acredite que está aqui para descobrir do que se trata, fique sabendo: as chances de você não somente conhecer, como de já ser um usuário dele, são muito grandes.

Pois bem, o Gsuite, como hoje é chamado, foi nomeado anteriormente por Google Apps, e alguns exemplos que temos desse sistema são o Google Drive e o Gmail.

Eles foram criados com o intuito de fornecer soluções extremamente práticas, ao unirem todos os aplicativos em um único acesso, de maneira integrada, eficiente e organizada.

Seus valores de planos podem varias bastante, e ofertam soluções diferentes para diferentes empresas e profissionais. E, se você deseja testar alguns deles antes de efetuar a compra, eles oferecem teste gratuito por 2 semanas.

Conheça os principais aplicativos do Gsuite

Para compreender melhor como funciona o Gsuite, é preciso entender também quais são os aplicativos que ele oferece e o como eles podem ser úteis.

Confira abaixo, os principais:

E-mail corporativo

Existem inúmeras pessoas que já utilizam o Gmail como e-mail pessoal, por toda a facilidade que ele pode trazer para acessar apps como Youtube, por exemplo, além de outros.

Mas, você sabia, que ele também oferece uma versão completamente corporativa para as empresas?

Além das inúmeras vantagens que essa conta corporativa pode trazer para a sua empresa, você também poderá criar recados, notas, agendamentos, marcações de reuniões e etc, para manter sua equipe a par e não perder nenhum compromisso.

Podemos citar também, outros recursos que merecem destaque no plano pago do Gmail para empresas, como:

  • E-mail com domínio da empresa, ou seja, totalmente personalizado
  • Segurança e facilidade na hora da migração de e-mails – Do Lotus, do Outlook ou do Exchange
  • Backup das mensagens completamente automático
  • Proteção de spam
  • Servidores disponíveis e confiáveis 24 horas por dia

Agenda

Com o Google agenda, você pode criar eventos, adicionar arquivos, compartilhar tudo isso com outras pessoas, para facilitar os momentos de reunião, e etc.

Dessa forma, um acordo geral é muito mais fácil de ser alcançado, pois todos podem ter acesso a todo o conteúdo, além de compreender os horários e todos os processos que irão envolver os eventos.

A agenda do Google oferece inúmeras vantagens, além de funcionalidades primordiais, como:

  • Integração direta com outras ferramentas, como: Hangouts, Contatos, Google Drive e Gmail
  • Agenda que atua e é disponibilizada de maneira 100% online

Hangouts meet

Muitas pessoas utilizam a ferramenta Hangouts para fins pessoais, troca de mensagens, e etc.

Porém, o que algumas delas não sabem, é que é possível fazer chamadas de áudio e vídeo com várias pessoas, enquanto compartilha a tela e envia documentos.

Essa é uma função de extrema relevância no momento corporativo para a realização de reuniões remotas, ou situações de necessidade de contato com sua equipe de maneira rápida e eficiente.

Drive

O Google Drive já um velho conhecido de muitas pessoas que trabalham online, ou que preferem manter seus documentos armazenados de uma maneira mais simples de serem acessados.

Se antigamente, as pessoas precisavam salvar seus arquivos em pastas e passar um por um para outros dispositivos, como CDs ou Pen drives, hoje o Google Drive pode solucionar toda a situação.

Com o armazenamento na nuvem, todos os arquivos que estiverem por ali, poderão ser acessados em qualquer dispositivo que tenha acesso com login e senha do Gmail da pessoa.

Isso é muito importante para momentos em que a pessoa não pode ou não se lembra de manter armazenado em outro lugar, seus arquivos. Além disso, elimina as chances de problemas causados por esquecimentos, perda ou roubo dos objetivos.

Além disso tudo, o Google Drive também oferece uma opção de sincronização das pastas dos documentos entre

o Drive e os dispositivos móveis, eliminando até mesmo a necessidade de um computador ou notebook para acesso.

Docs

O Google Docs é uma excelente ferramenta de edição de texto, como ocorre no Word.

A diferença, é que ele também está atrelado ao Google, e todas as alterações realizadas no documento, acabam ficando salvas automaticamente na nuvem.

Essa funcionalidade é uma excelente ferramenta, pois reduz as chances de perda de documentos em quedas de luz, por exemplo.

E, além dela, também podemos citar:

  • Possibilidade de inclusão de comentários em trechos do texto, o que facilita muito para posterior revisão
  • Possibilidade de importação de documentos de todos os tipos de formatos, como: .doc, .html e .pdf
  • Possibilidade de editar o texto junto com outra pessoa de forma online

Planilhas

O Google Planilhas é uma ótima opção para quem se utiliza da ferramenta Windows Excel, sendo ótimo para criar indicadores de desempenho, e etc.

Além disso, você também poderá:

  • Extrair dados de outras fontes, ainda que as planilhas sejam exportadas em formatos diferentes
  • Utilizar a inteligência artificial do app para utilizar fórmulas e soluções durante o uso
  • Assim como no Google Docs, utilizar acesso simultâneos com outros colaboradores para a ação realizada no momento

Apresentações

Se você é ou já foi um grande utilizador do Power Point, com certeza também conseguirá trabalhar com facilidade com a ferramenta Apresentações.

Através dela, você poderá criar apresentações de trabalhos, propostas, reuniões, palestras, e etc.

Além disso, ela também apresenta outras ferramentas, como:

  • Criação de apresentação de slides com desenhos, efeitos e imagens
  • Criação e também edição dos mesmos materiais de forma online, até mesmo em equipe

Formulários

Além de todas as principais ferramentas que você já viu aqui, o Gsuite também oferece mais uma ferramenta, muito importante para o acompanhamento de trabalhos.

Com a ferramenta Google Formulários, é possível criar pesquisas e elaborar questionários, que poderão ser preenchidos online e em poucos minutos.

Através dele, você poderá ter acesso ao público da sua empresa, ou até mesmo de informações importantes a respeito dos seus funcionários ou membros de equipe.

Essas informações são de grande importância para a criação de novas estratégias, capazes de melhorar resultados, e reduzir erros.

Vantagens oferecidas por obter uma ferramenta para criação de formulários no Google são:

  • Visual intuitivo e simples
  • Extrema facilidade na criação dos formulários
  • Possibilidade de um monitoramento em tempo real das respostas
  • Opções de templates com imagens mais profissionais
  • Oferecimento de resumo das respostas com o intuito de um entendimento mais eficaz

Os apps do Gsuite podem ajudar sua empresa? Como?

Considerando a maior das vantagens da utilização do Gsuite para qualquer empresa, mas também para uso pessoal, a maior vantagem que podemos citar é a facilidade de acesso para arquivos que ficam guardados na nuvem.

Com essa possibilidade, já podemos eliminar muito tempo desnecessário para acesso em outros softwares que nos ofereceram serviços limitados por anos.

Além disso, esse armazenamento sincronizado e com backup é um grande redutor de riscos.

Imagine que você é o responsável por levar toda a apresentação do trabalho da sua empresa para um sócio, e que o material completo, feito de maneira minuciosa por meses, está em um pen drive.

Você se prepara no dia anterior para que tudo saia perfeito, se programa para acordar mais cedo, e decide estudar um pouco melhor a sua parte antes de sair.

Você toma o café da manhã com tranquilidade, afinal de contas, está com tempo sobrando, e logo em seguida começa a estudar.

De repente, percebe que o tempo passou rápido demais, e se antes você não estava com nenhum atraso, agora não tem nenhum minuto a perder.

Seu pen drive fica no computador, e você só percebe quando já está dentro da empresa.

Todos os seus últimos meses de dedicação e trabalho, e dos seus companheiros foram por água abaixo. E você não teve culpa.

Mas, infelizmente o sócio da empresa não pode perder tempo e prefere ouvir outras propostas.

Que alivio seria se seu trabalho estivesse salvo em um local, que pudesse ser acessado da sua empresa, não é mesmo?

Por isso o Gsuite é tão importante em casos assim, pois todo o conteúdo estaria armazenado na nuvem, que poderia ser acessado em questão de minutos do seu próprio celular.

Além dessa vantagem, confira abaixo, outras vantagens para o uso do Gsuite na sua empresa:

Capacidade de atualização em tempo real

Com o Gsuite, todas as informações ficam armazenadas na nuvem, e sendo assim, são salvas de maneira automática e sincronizada.

Então, se você realizou alguma modificação no seu texto, mas não o salvou antes de fechar o app, não se preocupe. Ele está com a mesma mudança que você realizou por ultimo, quando houver um novo acesso.

Além disso, esse tipo de facilidade é muito vantajosa para empresas, pois reduz consideravelmente o tempo de trabalho em certas atividades.

Sem o auxílio da nuvem, que permite uma atualização real e um trabalho em conjunto, você precisaria salvar suas alterações, enviar para sua equipe, que iria acompanhar, depois salvar novas alterações, enviar, e assim até que o trabalho fosse concluído.

Com essa atualização em tempo real, não há necessidade de aguardar as alterações e nem os envios das mesmas.

Maior armazenamento de informações

Uma vantagem muito interessante desse tipo de informação que fica guardada na nuvem, é que no Gsuite, você tem a opção de limitar as visualizações dos seus documentos.

Você pode permitir que qualquer um veja, que qualquer um edite, que ninguém veja, que ninguém edite, que só pessoas selecionadas veja, que pessoas selecionadas editem, e etc.

Somente usuários autorizados têm acesso aos dados que você guarda, e além disso, existe um grande investimento por parte do Google em mecanismos de proteção desses dados.

Dessa maneira, o armazenamento de informações acaba se tornando muito mais seguro e efetivo.

Melhor acessibilidade

Como você já viu no exemplo do pen drive esquecido, a acessibilidade que o Google Drive permite é um grande diferencial para o usuário.

Através dela, todos os arquivos ficam anexados e guardados de maneira segura, e sem a necessidade de carregar objetos que podem ser perdidos ou danificados, prejudicando todo o trabalho.

Maior mobilidade

Se a acessibilidade é uma das granes vantagens da utilização do Gsuite para a sua empresa, imagine poder realizar reuniões com pessoas em outros países em tempo real, dividindo a tela e realizando alterações em documentos.

É exatamente isso que o Google permite ao trabalhar para a maior mobilidade dos usuários, que passam a usufruir de cada ferramenta sem a preocupação com fronteiras, horários, obstáculos ou valores exacerbados.

Maior colaboração

Se todos os colaboradores da sua equipe puderem entregar seus trabalhos de maneira mais rápida, com acesso e mobilidade amplificada, além de muito mais facilidade no armazenamento e atualização de dados, sua empresa ganharia muito mais, certo?

Não somente no quesito financeiro, mas na agilidade das entregas, no melhor planejamento, nas possibilidades avançadas de construção de uma equipe mais unida, que pode trabalhar junta literalmente em qualquer lugar do mundo.

Gsuite ou um site de hospedagem?

Se você ainda tem dúvidas sobre onde cadastrar o seu e-mail para desfrutar da vantagem de acessar tudo o que necessita, em apenas um lugar, talvez esse seja o momento de tomar a sua decisão.

Mas, qual é a melhor escolha? Gsuite ou um site de hospedagem, como Locaweb?

A decisão só deve ser tomada por você, baseada no que melhor atender às necessidades da sua empresa, mas para ajudar um pouco no processo, esse artigo trouxe abaixo as vantagens e desvantagens do Gsuite e dos sites de hospedagem para e-mail, confira:

Gsuite – Vantagens

  • Antispam muito eficiente: o Gmail apresenta um modelo de antispam, que é considerado um dos melhores do mundo, e que estará disponível automaticamente para todos os e-mails da sua empresa
  • Gerenciamento e controle: você poderá configurar e acompanhar o acesso de todas as pessoas ao seu e-mail, limitando quando achar necessário
  • Segurança e backup: você poderá aumentar ainda mais a segurança, que já é alta, criando novas formas de autenticas sua senha, além de ter a tranquilidade, além de não ter nenhum dado perdido graças à nuvem
  • Maior economia: com ele, você tem o serviço completo que vai além da contratação do e-mail, tendo acesso a outros recursos e apps, sem pagamento adicional
  • Maior confiabilidade: conte com a confiabilidade do Google para ter a garantia de que todos os seus e-mails serão entregues, e que nenhum deles será perdido no processo
  • Suítes do Google: utilize todos os benefícios do Google Drive, Hangouts Meet, Google Agenda, entre outros

Gsuite – Desvantagem

  • Custo por usuário: você precisa pagar 5 dólares por pessoa, um valor que pode acabar ficando elevado se sua empresa tiver muitas contas de e-mail

Para quem é o Gsuite

  • Para quem deseja um serviço profissional e eficiente de e-mail com inúmeros recursos
  • Para quem deseja segurança e controle reforçados
  • Para quem deseja maior armazenamento com 30 GB por conta
  • Para quem deseja apps tão bons quantos os softwares consagrados da Microsoft

Sites de hospedagem – Vantagens

  • Facilidade para configuração: se você deseja apenas criar a conta de e-mail, sem precisar configurar grandes áreas, essa é a sua melhor escolha
  • Maior economia: o custo pode até variar entre empresas, mas no geral e em comparação com o Gsuite, ele é mais em conta para quem tem inúmeras contas de e-mail

Sites de hospedagem – Desvantagens

  • Antispam menos eficiente do que o do Gsuite: ainda que a empresa se empenhe para melhorar a identificação de spam, a maioria acaba falhado inúmeras vezes, permitindo que sua caixa de entrada fique cheia de e-mails indesejados
  • Webmail limitado: os recursos e a interface são extremamente limitados, quando comparado a todos os benefícios e apps que o Gsuite oferece aos seus usuários
  • Poucos recursos que funcionem além do e-mail: na grande maioria das empresas que oferece hospedagem para e-mail, sua limitação se encontra exatamente no e-mail, e para contratar serviços adicionais é preciso pagar à parte

Para quem é a opção dos sites de hospedagem

  • Para quem deseja um e-mail com recursos padrão, mas que seja profissional
  • Para quem não deseja pagar valores separados por contas diferentes de e-mail
  • Para quem não necessita de todos os recursos extra que o Gsuite tem a oferecer

Conclusão

Utilize as ferramentas do Gsuite para facilitar a vida dos seus colaboradores, alcance novos horizontes, que antes eram limitados, e conquiste seu lugar no mercado com muito mais tempo para investir no que importa.
Aliás, o tempo que essa ferramenta irá te fazer ganhar, pode ser decisivo para muitas outras funções que demandam mais dedicação, mas que estavam foram das prioridades por falta de tempo extra.
Invista no Gsuite, e ganhe mais oportunidade para melhorar seus resultados!

TAGS:

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.